Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6216
Tipo: Dissertação
Título: Coesão textual: possibilidades de atividades didáticas a partir da grade específica do Enem
Autor(es): Kist, Vanessa
Primeiro Orientador: Gravina, Aline Peixoto
Primeiro membro da banca: Rosa, Ana Amélia Calazans da
Segundo membro da banca: Ferreira, Eric Duarte
Terceiro membro da banca: Gutierres, Athany
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo criar oficinas de atividades com metodologias alternativas sobre coesão textual para fins de uso didático aos professores da educação básica. Para cumprir esse objetivo, buscou-se aprofundar nos termos e conceitos presentes na competência IV da grade específica de correção das redações do Enem, tendo em vista as principais concepções de coesão trazidos por estudiosos da linguística textual: Koch (1988, 1997, 2007), Koch e Elias (2016), Koch e Travaglia (1990), Halliday e Hasan (1976), Marcuschi (2012 [1983]), Ferreira (1993), Antunes (1996), Fávero e Koch (1985), Melo e Gomes (1999). Essa pesquisa se justifica pelas dificuldades encontradas pelos alunos na educação básica em relação à coesão textual como demonstrado em alguns trabalhos de Pavan (2007), Matei (2012), Santos (2015) e Costa e Chaves (2017). O estudo possui duas partes: i) análise dos termos e expressões contidos na Competência IV da matriz e da grade de correção das redações do Enem, disponibilizada pelo INEP, e ii) elaboração de oficinas com atividades voltadas para a teoria da Aprendizagem Ativa Linguística proposta por Pilati (2017). Na primeira parte metodológica, apresentamos exemplos prototípicos do nível mínimo ao nível máximo da competência IV na correção das redações do Enem e analisamos os conceitos e expressões responsáveis por trazer maior qualidade coesiva para cada hierarquia de um instrumento avaliativo para um certame de seleção. Assim, após apontar os principais conceitos e expressões dessa grade, foram elaboradas 5 oficinas com 4 atividades, cada uma apresentando um aspecto da grade a saber: presença/ausência de elementos coesivos, excesso de repetição de elementos coesivos, utilização de elementos coesivos intra e inter-parágrafos, uso de inadequação coesiva, conhecimento sobre adentramento para formação de parágrafos em contrapartida a textos construídos como monoblocos. Ademais, para trazer maior diversidade de aprendizado para o ensino básico, cada oficina seguiu os passos estabelecidos por Pilati (2017): (i) avaliação do conhecimento prévio do aluno; (ii) experiências de descoberta e reflexão linguística; (iii) organização e apresentação das ideias encontradas; e (iv) aplicação dos conhecimentos em textos. Por fim, acreditamos que a maior contribuição desse trabalho esteja na possibilidade de proporcionar oficinas complementares sobre coesão textual, a partir da metodologia da Aprendizagem Ativa, tendo como inspiração os principais termos e expressões da grade de avaliação do Enem.
Abstract/Resumen: The main objective of this work was to create activity workshops with alternative methodologies on textual cohesion for didactic purposes for basic education teachers. To fulfill this objective, we sought to deepen the terms and concepts present in competence IV of the specific note of correction of the Enem essays, in view of the principles of collection concepts brought by scholars of textual language: Koch (1988, 1997, 2007 ), Koch and Elias (2016), Koch and Travaglia (1990), Halliday and Hasan (1976), Marcuschi (2012 [1983]), Ferreira (1993), Antunes (1996), Fávero and Koch (1985), Melo and Gomes (1999). This research is justified by the difficulties encountered by students in basic education in relation to textual cohesion, as demonstrated in some works by Pavan (2007), Matei (2012), Santos (2015) and Costa and Chaves (2017). The study has two parts: i) analysis of the terms and expressions contained in Competency IV of the matrix and the correction note of the Enem essays, made available by INEP, and ii) elaboration of workshops with activities carried out for the proposed theory of Active Linguistic Learning by Pilati (2017).The study has two parts: i) analysis of the terms and expressions contained in the CIV matrix and the correction grid of the Enem essays, made available by INEP, and ii) elaboration of workshops with activities focused on the theory of Active Linguistic Learning proposed by Pilati (2017). In the first methodological part, we present prototypical examples from the minimum to the maximum level of competence IV in correcting Enem essays and analyze the concepts and expressions responsible for bringing greater cohesive quality to each hierarchy of an evaluation instrument for a selection process. Thus, after pointing out the main concepts and expressions of this grid, 5 workshops were elaborated with 4 activities, each one bringing an aspect of the grid, namely: presence/absence of cohesive elements, excessive repetition of cohesive elements, use of cohesive elements intra and inter-paragraphs, use of cohesive inadequacy, knowledge about indentation to form paragraphs as opposed to texts constructed as monoblocks. Furthermore, to bring greater diversity of learning to basic education, each workshop followed the steps established by Pilati (2017): (i) assessment of the student's prior knowledge; (ii) linguistic discovery and reflection experiences; (iii) organization and presentation of the ideas found; and (iv) application of knowledge in texts. Finally, we believe that the greatest contribution of this work lies in the possibility of providing complementary workshops on textual cohesion, based on the Active Learning methodology, inspired by the main terms and expressions of the Enem assessment grid.
Palavras-chave: Redação
Linguística
Percuso da criação literária
Exame Nacional do Ensino Médio
Aprendizagem Ativa Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6216
Data do documento: 19-Dez-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KIST.pdf10,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.