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Tipo: Dissertação
Título: A Educação do Campo: avanços e desafios em uma comunidade indígena Guarani no município de Erebango/RS.
Autor(es): Ferreira, Maiara Aparecida
Primeiro Orientador: Ody, Leandro Carlos
Primeiro membro da banca: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Segundo membro da banca: Silva, Emerson Neves da
Terceiro membro da banca: Oncay, Solange Todero Von
Resumo: A Educação do Campo é uma modalidade de educação formal, oferecida às várias e diferenciadas populações que vivem e trabalham no meio rural brasileiro, ao mesmo tempo em que trabalha os conteúdos curriculares, também faz um papel social, pois valoriza aspectos individuais, culturais, políticos e econômicos de cada grupo do campo. Por isso, possui algumas características que a diferenciam de uma Educação formal padrão. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como objetivo geral, analisar e descrever a luta do povo indígena Guarani, da Aldeia Mato Preto, no município de Erebango -RS, para garantir o acesso à terra, em um cenário ainda de grandes tensões e conflitos pelo território, busca-se também interagir com a educação existente na comunidade, que se classifica como uma Educação Escolar Indígena, voltada ao ensino e aprendizagem contextualizado com a sua realidade, a fim de fortalecer a cultura e identidade, tendo como campo de pesquisa a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Vicente Karaí Okendá. Como objetivos específicos esta pesquisa pretende a) Descrever a busca pelo direito à uma Educação do Campo, b) Analisar aspectos sobre a questão indígena na Base Nacional Comum Curricular, c) Dialogar sobre as aproximações entre a proposta da Educação Indígena e da Educação Popular, e d) Analisar e descrever o processo de busca pela terra e a abertura desta nova escola do campo, num cenário onde cada vez mais, comunidades camponesas têm sofrido com os reflexos do encerramento das atividades de suas escolas.
Abstract/Resumen: Rural Education is a formal education modality, offered to the various and differentiated populations that live and work in the Brazilian rural environment, while working on curricular contents, it also plays a social role, as it values individual, cultural, political aspects. and economic aspects of each rural group. For this reason, it has some characteristics that differentiate it from a standard formal education. This research is of a qualitative nature, with the general objective of analyzing and describing the struggle of the Guarani indigenous people, from Aldeia Mato Preto, in the municipality of Erebango -RS, to guarantee access to land, in a scenario of great tensions and conflicts. across the territory, we also seek to interact with the existing education in the community, which is classified as an Indigenous School Education, focused on teaching and learning contextualized with their reality, in order to strengthen the culture and identity, having as a research field the Vicente Karaí Okendá Indigenous State Elementary School. As specific objectives, this research intends to a) Describe the search for the right to a Rural Education, b) Analyze aspects of the indigenous question in the National Common Curricular Base, c) Discuss the approximations between the proposal of Indigenous Education and Popular Education, and d) Analyze and describe the process of searching for land and the opening of this new rural school, in a scenario where more and more peasant communities have been suffering from the effects of the closure of their schools.
Palavras-chave: Educação do Campo
Educação Indígena
Educação Popular
luta pela terra
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6234
Data do documento: Nov-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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