Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6245
Tipo: Monografia
Título: Caracterização de pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST submetidos à angioplastia primária
Autor(es): Berleze, Matheus Machado
Primeiro Orientador: Graebin, Roselei
Primeiro coorientador: Rabello, Renata dos Santos
Primeiro membro da banca: Graebin, Roselei
Segundo membro da banca: Pithan, Eduardo
Terceiro membro da banca: Vendruscolo, Tiago
Resumo: Fundamento: A angioplastia primária é proposta como tratamento de escolha no infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST, proporcionando melhor evolução clínica e desfecho desde que respeitadas suas indicações. Objetivos: Descrever e analisar o perfil clínico e epidemiológico dos pacientes diagnosticados com infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST submetidos a angioplastia primária. Métodos: Estudo de coorte retrospectiva elaborado a partir dos prontuários de pacientes adultos internados via emergência sob CID-10 I21 (Infarto Agudo do Miocárdio) no Hospital de Clínicas de Passo Fundo durante 2019. Compuseram a descrição e análise objetivadas: dados demográficos, história clínica pregressa, apresentação cronológica, terapêutica utilizada, evolução recuperativa e desfechos. Foram realizados: teste Qui-quadrado de Pearson, teste Exato de Fisher e teste T de Student. O nível de significância estatístico adotado foi de 5%. Resultados: Dos 301 pacientes incluídos, 143 apresentavam IAMCSST e destes 63 foram submetidos a angioplastia primária. Foi encontrada significância estatística para as seguintes análises: pacientes procedentes de Passo Fundo foram mais submetidos a angioplastia primária (p = 0,007); e pacientes submetidos a angioplastia primária apresentaram mais sangramento 40 menor do que o grupo formado pelas outras abordagens terapêuticas (p = 0,046). Conclusões: O perfil dos pacientes de acordo com a abordagem ao IAMCSST é estatisticamente semelhante entre si e no geral confere com os padrões regionais. As evoluções clínicas se aproximam ora de parâmetros de países desenvolvidos, mas diferente do esperado em relação a conduta escolhida.
Palavras-chave: Angioplastia
Infarto do miocárdio
Cirurgia torácica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6245
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS MACHADO BERLEZE.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.