Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/627
Tipo: Monografia
Título: Uso de atividades práticas e experimentais como recursos de aprendizagem
Autor(es): Ost, Lenize Terezinha
Primeiro Orientador: Bitencourt, Thiago Bergler
Resumo: A proposta deste trabalho surgiu a partir da curiosidade de certas escolas possuírem laboratórios e os mesmos nunca serem utilizados para esse propósito, com o ingresso na universidade e as várias discussões a esse respeito é que o presente trabalho ganha vida e vem a tratar da discussão a respeito da importância das atividades práticas e experimentais como recursos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que estes melhoram e promovem uma compreensão maior por parte dos alunos, dos conceitos e temas abordados em sala. Possui como embasamento teórico as concepções de Educação do Campo e Interdisciplinaridade, e tem por objetivos, identificar as mudanças trazidas pelas atividades quando envolve os alunos no processo de ensino aprendizagem, compreender a respeito do uso dos laboratórios e das atividades práticas nas escolas e aprofundar sobre a importância das atividades práticas e experimentais na aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho é a pesquisa participante, onde o pesquisador possui interação em todas as situações. O trabalho faz um breve resgate a respeitos das atividades práticas e experimentais, para situar as discussões a respeito do papel desses recursos na atividade escolar, considerando que são de extrema importância. Possui como método para comprovação do que se refere às discussões, a aplicação de atividades práticas com alguns alunos, para comprovar a diferença que estas proporcionam na aprendizagem e compreensão dos conteúdos. Acredita-se que trabalhar com atividades e métodos que envolvam os alunos bem como a sua realidade, contribui e torna mais acessível o conhecimento. E de fato todas essas afirmações tornaram-se reais, sendo observadas e comprovadas na prática, quando as principais afirmações levantadas pelos alunos pautaram-se na melhoria da compreensão e na acessibilidade dos conceitos, garantidas pelas atividades práticas aplicadas.
Abstract/Resumen: The purpose of this study arose from the curiosity of certain schools possess laboratories and they are never used for that purpose, with entry into the university and the various discussions in this regard is that this work comes alive and comes to dealing with discussion about the importance of the practical and experimental activities as resources that assist in teaching and learning, given that they improve and promote greater understanding by the students of the concepts and topics covered in class. Has as theoretical base the Rural Education concepts and Interdisciplinary, and aims to identify the changes brought about by the activities when it involves students in the teaching learning, understanding regarding use of laboratories and practical activities in schools and on deepening the importance of the practical and experimental activities on student learning. The methodology used in the development of the work is participatory research, where the researcher has interaction in all situations. The work is a brief recovery to respect the practical and experimental activities, to place the discussions about the role of these resources in the school activity, considering that they are of utmost importance. It has as a method of proof of relation to discussions, the implementation of practical activities with some students, to demonstrate the difference that they provide learning and understanding of the contents. It is believed to work with activities and methods involving students and their reality, contributes and makes it available knowledge. And indeed all these statements have become real, being observed and proven in practice, when the main claims raised by the students were based on improving understanding and accessibility of concepts, backed by practical activities applied.
Palavras-chave: Atividades práticas
Atividades experimentais
Ensino e aprendizagem
Uso de laboratórios
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/627
Data do documento: 6-Jul-2015
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OST.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.