Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6275
Tipo: Monografia
Título: Efeito antidepressivo e antinflamatório da espécie Aloysia citriodora em ratos adultos submetidos à privação maternal na infância
Autor(es): Amaral, Severina Silva
Soares, Silvio José Batista
Primeiro Orientador: Ignácio, Zuleide Maria
Primeiro membro da banca: Bohnen, Lilian Caroline
Segundo membro da banca: Bagatini, Margarete Dulce
Resumo: Uma extensa literatura descreve observações e teorias à causa e terapêutica dos transtornos psiquiátricos, entre eles, o Transtorno Depressivo Maior (TDM), cujas causas são multifatoriais. É um transtorno bastante incapacitante e considerado um problema de saúde pública de grande impacto psicossocial que repercute na saúde geral. Inúmeras pesquisas demonstram que um dos maiores fatores responsáveis pelo TDM é o estresse no início da vida, acarretando em prejuízos ao desenvolvimento cerebral e disfunções biológicas, tanto neurais quanto sistêmicas. Estudos evidenciam que uma parcela significativa dos pacientes deprimidos apresenta sintomas resistentes aos antidepressivos clássicos. Além disso, a resposta terapêutica às diversas estratégias farmacológicas necessita de um tempo longo de tratamento. Deste modo, estudos incluindo plantas medicinais, são cada vez mais frequentes como potenciais estratégias terapêuticas na fisiopatologia da Depressão Resistente a Tratamentos (DRT). Portanto, o objetivo desta proposta foi avaliar o tratamento com extrato hidroalcoólico da espécie medicinal Aloysia citriodora em comportamentos tipo depressivos e parâmetros de neuroinflamação em ratos adultos submetidos a estresse de Privação Maternal (PM) nos primeiros dias de vida. Após um dia de vida, os filhotes foram submetidos a um protocolo de PM por 3 horas diárias, durante dez dias. Com sessenta dias de vida, os animais foram submetidos a um tratamento crônico durante quatorze dias com o extrato da planta e no final do tratamento foi realizado o teste de natação forçada e eutanásia dos animais para coleta das amostras biológicas. O protocolo de PM culminou em um aumento significativo dos comportamentos depressivos na vida adulta, além de promover um aumento na expressão de citocinas inflamatórias IL-1 β e IL-6 no hipocampo. O tratamento com o extrato de A. citriodora reverteu os comportamentos depressivos de forma similar ao grupo tratado com escitalopram. Além disso, observou-se que o grupo submetido ao tratamento com o extrato da planta foi o que apresentou a menor expressão de citocinas inflamatórias. Dessa forma, substâncias provenientes da A. citriodora podem ser uma estratégia promissora na terapêutica do TDM.
Palavras-chave: Depressão
Estados emocionais
Transtorno Depressivo Maior
Terapia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6275
Data do documento: 1-Set-2022
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMARAL.pdf746,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.