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Tipo: Tese
Título: Cervejarias Artesanais Catarinenses e Neoendogenismo: análise a partir de uma indicação de origem
Autor(es): Brustolin, Péricles Luiz
Primeiro Orientador: Sehnem, Simone
Primeiro membro da banca: Bernardy, Rógis Juarez
Segundo membro da banca: Barth, Enise
Terceiro membro da banca: Giglio, Ernesto Michelangelo
Quarto membro da banca: Camilo, Silvio Parodi Oliveira
Resumo: O objetivo da tese foi analisar as potencialidades para criação de um selo de denominação de origem num contexto de desenvolvimento endógeno. Adotou-se a Grounded Theory, como método de pesquisa. Foram estudadas as cervejarias artesanais catarinenses a partir do paradigma construtivista, estabelecendo interconexões entre sujeito e objeto. A pesquisa desenvolveu-se a partir de dados secundários, aplicação de roteiro de entrevistas e visitas técnicas. Foram realizadas 32 entrevistas entre mestres cervejeiros, proprietários de cervejarias, estudiosos cervejeiros, pesquisadores sobre cerveja, representantes do setor público e de instituições nacionais ligadas ao contexto cervejeiro artesanal. A análise dos dados, orientada por pressupostos da Teoria Fundamentada, foi realizada a partir de 3 constructos teóricos estabelecidos: empreendedorismo étnico, selo de denominação de origem e desenvolvimento neoendógeno. O roteiro de entrevistas desenvolveu-se a partir das categorias de análise norteadas pelo escopo da questão de pesquisa, inicialmente linkado aos objetivos do projeto de tese, listava as questões que deveriam ser abordadas na entrevista, ao mesmo tempo em que permitiram ao entrevistador e entrevistado explorar o contexto um pouco mais ampliado, de forma a permitir fidedigna descrição do universo da pesquisa. As hipóteses da pesquisa emergiram a partir da fase 1 – entrevistados 1 a 6 - das entrevistas e se tornaram mais evidentes a partir da fase 2 – entrevistados 7 a 17. Ficaram manifestas em alguns casos como o selo de denominação de origem e neoendogenismo, e não manifestas em alguns casos, como o empreendedorismo étnico e cervejarias germânicas, sendo confirmados na fase 3 – entrevistados 18 a 32. A pesquisa sugere que o empreendedorismo étnico germânico, nas cervejarias artesanais catarinenses, não está presente, segundo os critérios estabelecidos. O motivo, alegado é devido ao recente desenvolvimento da atividade. A segunda categoria foi o selo de denominação de origem e os resultados sugeriram iniciar por um sinal distintivo mais flexível dada a complexidade da denominação de origem. Nesse sentido, a marca coletiva apresenta a flexibilidade sugerida, podendo constituir-se em opção às cervejarias. Por fim, o desenvolvimento neoendógeno tende a evidenciar-se a partir da implantação de um sinal distintivo para as cervejarias artesanais catarinenses. Este estudo contribui, no campo teórico, ao propor um modelo de desenvolvimento neoendógeno a partir de uma identidade geográfica para as cervejarias artesanais catarinenses. No campo prático, sugere a possibilidade de implantação de uma identidade geográfica, que se inicia por uma marca coletiva para as cervejas artesanais catarinenses. Como limitações e indicações de estudos futuros tem-se a possibilidade de uma pesquisa somente com as cervejarias e separá-las por regiões geográficas a fim de estabelecer um diagnóstico preciso sobre o interesse de cada cervejaria em participar de um sinal distintivo. Além disso, poderiam ser envolvidos outros setores, pertencentes ao grupo dos que se beneficiariam de externalidades positivas.
Abstract/Resumen: The aim of the thesis was to analyze the potential for creating a designation of origin seal in an endogenous development context. The Grounded Theory was adopted as a research method. The craft breweries in Santa Catarina were studied based on the constructivist paradigm, establishing interconnections between subject and object. The research was developed from secondary data, application of interview script and technical visits. 32 interviews were carried out among master brewers, brewery owners, brewers, researchers on beer, representatives of the public sector and national institutions linked to the artisanal brewing context. Data analysis was carried out based on 3 established theoretical constructs: ethnic entrepreneurship, designation of origin seal and neo-endogenous development. The interview script was developed from the categories of analysis guided by the scope of the research question, initially linked to the objectives of the thesis project, listing the questions that should be addressed in the interview, while allowing the interviewer and interviewee to explore the context a little more broadly, in order to allow a reliable description of the research universe. The research hypotheses emerged from phase 1 - respondents 1 to 6 - of the interviews and became more evident from phase 2 - respondents 7 to 17. They were manifested in some cases as the seal of denomination of origin and neoendogenism, and not manifest in some cases, such as ethnic entrepreneurship and Germanic breweries, being confirmed in phase 3 – interviewees 18 to 32. The research suggests that ethnic Germanic entrepreneurship, in craft breweries in Santa Catarina, is not present, according to the established criteria. The alleged reason is due to the recent development of the activity. The second category was the appellation of origin seal and the results suggested starting with a more flexible distinctive sign given the complexity of the appellation of origin. In this sense, the collective brand presents the suggested flexibility, being able to become an option for breweries. Finally, neo-endogenous development tends to become evident from the implementation of a distinctive sign for Santa Catarina craft breweries. This study contributes, in the theoretical field, by proposing a model of neo-endogenous development based on a geographic identity for craft breweries in Santa Catarina. In the practical field, it suggests the possibility of implementing a geographic identity, which begins with a collective brand for Santa Catarina craft beers. As limitations and indications for future studies, there is the possibility of a survey only with the breweries and separating them by geographic regions in order to establish an accurate diagnosis about the interest of each brewery in participating in a distinctive sign. Furthermore, other sectors belonging to the group that would benefit from positive externalities could be involved.
Palavras-chave: Cerveja artesanal
Neoendogenismo
Santa Catarina
Bebidas alcoólicas
Cervejas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UNOESC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6314
Data do documento: 18-Dez-2022
Nível: Doutorado
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