Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ohlweiler, Mariane Inês-
dc.creatorBombassaro, Josiane Ferretto-
dc.date2022-04-27-
dc.date.accessioned2023-02-23T13:21:51Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2023-02-23T13:21:51Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6323-
dc.description.abstractEl tema central de este trabajo son las habilidades y competencias involucradas en la fluidez de la lectura de alumnos en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental. Desarrollar la competencia lectora es mucho más que leer un libro o cualquier otro artefacto de lectura, es tener el dominio de una técnica que involucra mecanismos cerebrales complejos. Teniendo como objetivo principal analizar las habilidades y competencias involucradas en el proceso de fluidez de la lectura de alumnos en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental, se esbozó el problema de investigación a partir de la siguiente cuestión: ¿Qué habilidades y competencias posibilitan la fluidez de la lectura según estudios e investigaciones del área? Metodológicamente, se trata de una investigación bibliográfica de carácter exploratorio. Teniendo en cuenta las especificidades involucradas en el proceso de adquisición de fluidez en el proceso de lectura, se seleccionaron estudios oriundos de cuatro diferentes investigaciones. Para explicar los datos de cada investigación se realizó un análisis comparativo, destacando las particularidades, diferencias y similitudes entre los métodos, objetivos y resultados obtenidos. Conforme la revisión bibliográfica realizada, las habilidades y competencias que posibilitan la fluidez de la lectura son: lectura y escritura, conciencia fonológica, velocidad de procesamiento, memoria de trabajo fonológica, adquisición de vocabulario, procesamiento visual y secuencial.pt_BR
dc.description.resumoO tema central deste trabalho são as habilidades e competências envolvidas na fluência da leitura de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolver a competência leitora é muito mais que ler um livro ou qualquer outro artefato de leitura, é ter o domínio de uma técnica que envolve mecanismos cerebrais complexos. Tendo como objetivo principal analisar as habilidades e competências envolvidas no processo de fluência da leitura de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, delineou-se o problema de pesquisa a partir da seguinte questão: Quais as habilidades e competências possibilitam a fluência da leitura segundo estudos e pesquisas da área?Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Considerando-se as especificidades envolvidas no processo de aquisição de fluência no processo de leitura, foram selecionados estudos oriundos de quatro diferentes pesquisas. Para explanar os dados de cada pesquisa foi realizada uma análise comparativa, destacando as particularidades, diferenças e semelhanças entre os métodos, objetivos e resultados obtidos. Conforme a revisão bibliográfica realizada, as habilidades e competências que possibilitam a fluência da leitura são: leitura e escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento, memória de trabalho fonológica, aquisição de vocabulário, processamento visual e sequencial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2023-02-08T19:30:12Z No. of bitstreams: 1 BOMBASSARO.pdf: 298452 bytes, checksum: 346a50dc3fda3d5668c49a1f787e5f21 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-02-23T13:21:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BOMBASSARO.pdf: 298452 bytes, checksum: 346a50dc3fda3d5668c49a1f787e5f21 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-23T13:21:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BOMBASSARO.pdf: 298452 bytes, checksum: 346a50dc3fda3d5668c49a1f787e5f21 (MD5) Previous issue date: 2022-04-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.titleHabilidades e competências envolvidas na fluência da leitura de alunos nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOMBASSARO.pdf291,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.