Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6325
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector: relatos femininos da década de sessenta no Brasil
Autor(es): Ortega, Lais da Silva
Primeiro Orientador: Pinto, Ana Carolina Teixeira
Resumo: A presente pesquisa visa realizar uma leitura comparada das obras “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus e “Correio Feminino” de Clarice Lispector na década de 60. Neste estudo, objetivamos analisar criticamente essas obras colocando em evidência algumas semelhanças e diferenças. Considerando o lugar de fala de cada uma, problematizamos as seguintes pautas: feminilidade, maternidade e o prazer da escrita. Além disso, discorremos sobre a noção contemporânea de lugar de fala com o objetivo de contribuir com os estudos da crítica literária sobre os textos de autoria feminina. Para tanto, utilizamos as contribuições de duas teóricas feministas brasileiras para fundamentar nossos argumentos, sendo elas Marcia Tiburi e Djamila Ribeiro.
Abstract/Resumen: Esta investigación tiene como objetivo realizar una lectura comparativa de las obras "Quarto de Despejo" de Carolina Maria de Jesus y "Correio Feminino" de Clarice Lispector en la década de 1960. En este estudio, pretendemos analizar críticamente estas obras, destacando algunas similitudes y diferencias Considerando el lugar del discurso de cada una, problematizamos las siguientes pautas: feminidad, maternidad y práctica de la escritura. Además, discutiremos la noción contemporánea de lugar del discurso con el objetivo de contribuir a los estudios de crítica literaria sobre textos de autoría femenina. Por lo tanto, utilizamos las contribuciones de dos teóricas feministas brasileñas para apoyar nuestros argumentos, a saber, Marcia Tiburi y Djamila Ribeiro.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Literatura comparada
Feminismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6325
Data do documento: 26-Abr-2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ORTEGA.pdf174,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.