Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Covalski, Alejandra Maria Rojas-
dc.creatorMoreira, Suzani Riva-
dc.date2022-08-24-
dc.date.accessioned2023-02-23T13:30:38Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-23T13:30:38Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6328-
dc.description.resumoEste trabalho surge ao constatar a presença de alunos imigrantes venezuelanos em algumas escolas públicas de Chapecó, SC e Nonoai, RS, cidade onde resido e trabalho. Assim, com o intuito de promover, aproveitando a presença dos alunos hispanófonos, uma abordagem intercultural e multiculturalista do ensino de língua espanhola nestas escolas. Foi no contato com as instituições dos dois municípios que percebi problemas de inclusão desses alunos imigrantes no sistema público de ensino, por questões de ordem linguística e cultural e porque as escolas não contam com profissionais aptos para exercer a função de tradutores e mediadores. Desse contexto surge a intenção de pesquisar uma maneira de promover a inclusão destes estudantes, através de uma abordagem intercultural utilizando crônicas em língua espanhola, com temas que tenham relação com a vida e os problemas dos adolescentes, na intenção de aproximar as duas culturas para refletir e valorizar a diversidade, estimular o respeito às diferenças. O objetivo é promover uma abordagem que permita refletir sobre o Outro, a cultura alheia e a diversidade, linguística e cultural, em um ambiente em que o aluno imigrante não seja visto como alguém invisível na sala de aula, mas como alguém que pode contribuir com a sua cultura. Essa abordagem intercultural, irá minimizar preconceitos e desconstruir estereótipos relacionados à cultura do imigrante. O trabalho será desenvolvido através da leitura de crônicas do livro Ciudadano N: crônicas da diversidade que problematiza questões sociais, raciais e de gênero escrito pela antropóloga mexicana Rossana Reguillo e com as crônicas do escritor chileno Pedro Lemebel. O referencial teórico está focado nos trabalhos das pesquisadoras Vera Maria Candau, Catherine Walsh, Marcia Paraquett, entre outros, cujo foco é educação, interculturalidade, direitos humanos e inclusão social. Sendo assim, pretendemos pesquisar uma maneira de utilizar as crônicas no ensino do espanhol sob esta perspectiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-02-14T12:29:20Z No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 246898 bytes, checksum: 81de4e67bede9e6a72e8b45eed7b4cb9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-02-23T13:30:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 246898 bytes, checksum: 81de4e67bede9e6a72e8b45eed7b4cb9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-23T13:30:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 246898 bytes, checksum: 81de4e67bede9e6a72e8b45eed7b4cb9 (MD5) Previous issue date: 2022-08-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectVenezuelanospt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.titleUtilização de crônicas literárias no ensino do espanhol sob uma perspectiva interculturalpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOREIRA.pdf241,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.