Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6328
Type: Artigo Cientifico
Título : Utilização de crônicas literárias no ensino do espanhol sob uma perspectiva intercultural
Author: Moreira, Suzani Riva
First advisor: Covalski, Alejandra Maria Rojas
Resume: Este trabalho surge ao constatar a presença de alunos imigrantes venezuelanos em algumas escolas públicas de Chapecó, SC e Nonoai, RS, cidade onde resido e trabalho. Assim, com o intuito de promover, aproveitando a presença dos alunos hispanófonos, uma abordagem intercultural e multiculturalista do ensino de língua espanhola nestas escolas. Foi no contato com as instituições dos dois municípios que percebi problemas de inclusão desses alunos imigrantes no sistema público de ensino, por questões de ordem linguística e cultural e porque as escolas não contam com profissionais aptos para exercer a função de tradutores e mediadores. Desse contexto surge a intenção de pesquisar uma maneira de promover a inclusão destes estudantes, através de uma abordagem intercultural utilizando crônicas em língua espanhola, com temas que tenham relação com a vida e os problemas dos adolescentes, na intenção de aproximar as duas culturas para refletir e valorizar a diversidade, estimular o respeito às diferenças. O objetivo é promover uma abordagem que permita refletir sobre o Outro, a cultura alheia e a diversidade, linguística e cultural, em um ambiente em que o aluno imigrante não seja visto como alguém invisível na sala de aula, mas como alguém que pode contribuir com a sua cultura. Essa abordagem intercultural, irá minimizar preconceitos e desconstruir estereótipos relacionados à cultura do imigrante. O trabalho será desenvolvido através da leitura de crônicas do livro Ciudadano N: crônicas da diversidade que problematiza questões sociais, raciais e de gênero escrito pela antropóloga mexicana Rossana Reguillo e com as crônicas do escritor chileno Pedro Lemebel. O referencial teórico está focado nos trabalhos das pesquisadoras Vera Maria Candau, Catherine Walsh, Marcia Paraquett, entre outros, cujo foco é educação, interculturalidade, direitos humanos e inclusão social. Sendo assim, pretendemos pesquisar uma maneira de utilizar as crônicas no ensino do espanhol sob esta perspectiva.
Palabras clave : Escola
Ensino e aprendizagem
Venezuelanos
Cultura
Interculturalidade
Língua espanhola
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6328
Fecha de publicación : 24-ago-2022
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MOREIRA.pdf241,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.