Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stübe, Angela Derlise-
dc.creatorScariot, Mateus-
dc.date2022-04-13-
dc.date.accessioned2023-02-23T13:36:48Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-23T13:36:48Z-
dc.date.issued2022-04-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6331-
dc.description.resumoAs políticas públicas educacionais para o ensino de línguas estrangeiras vêm sendo reorganizadas nas últimas décadas. Diante disso, é pertinente estudar como essas línguas são ditas no discurso jurídico, especialmente em dispositivos que regulamentam sua oferta e ensino. Nesse sentido, ao questionar os efeitos de evidência e naturalização do discurso jurídico e da língua na Lei nº 13.415/2017, este trabalho tensiona os limites da interpretação dessa Lei que estabelece quais línguas estrangeiras podem, ou devem, ser objetos de conhecimento nos currículo do ensino médio no Brasil. Para alcançar esse objetivo, parte-se dos pressupostos da Análise de Discurso franco-brasileira que, com seu aporte teórico-analítico, permite atravessar a suposta transparência da língua para compreender o fenômeno discursivo (PECHEUX, 2008; 2014), (ORLANDI, 2007; 2009; 2020). Para tanto, mobilizam-se os conceitos de Condições de Produção e Paráfrase, os quais permitem ler o texto legal não pela hermenêutica, mas por uma teoria para a qual a língua apresenta opacidade. Os resultados apontam que, embora o Estado não negue a possibilidade de oferta de outras línguas estrangeiras, a obrigatoriedade da língua inglesa – imposta pela Lei nº 13.415/2017 – retira possibilidades efetivas de escolha dos alunos do ensino médio. Conclui-se, ainda, que, ao revogar a Lei nº 11.161/2005, a Lei nº 13.415/2017 produz um deslise na forma como o Estado designa as línguas estrangeiras, o que apresenta indícios do funcionamento das políticas linguísticas para línguas estrangeiras no ensino médio, refletindo em outros dispositivos legais, tais como a Base Nacional Comum Curricular e a LDB (Lei n° 9.394/1996).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-02-14T12:59:38Z No. of bitstreams: 1 SCARIOT.pdf: 395090 bytes, checksum: 137ea69d669eafb4967b431ae0e72d9a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-02-23T13:36:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCARIOT.pdf: 395090 bytes, checksum: 137ea69d669eafb4967b431ae0e72d9a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-23T13:36:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCARIOT.pdf: 395090 bytes, checksum: 137ea69d669eafb4967b431ae0e72d9a (MD5) Previous issue date: 2022-04-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.title“Poderão ofertar […] de acordo com a disponibilidade de oferta”: uma leitura discursiva sobre a política linguística para o ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCARIOT.pdf385,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.