Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6332
Type: Artigo Cientifico
Título : Políticas de acolhimento às crianças e adolescentes e apoio educacional em municípios do sudoeste do Paraná: estudo dos Programas de Famílias Acolhedoras
Author: Sanders, Luciane
First advisor: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Voloski, Gilson Luis
Resume: Este estudo tem por tema as perspectivas das políticas de acolhimento de crianças e adolescentes e apoio educacional no sudoeste do Paraná, com delimitação nos municípios de Planalto, Realeza e Pérola D’Oeste, concentrando o foco na análise dos programas de famílias acolhedoras. Este é um programa que surgiu em sua primeira versão em 2009 na região. Por ser recente é de suma importância aprofundar os estudos sobre seu diferencial, limites e possibilidades entre as perspectivas das políticas de acolhimento, sendo este o objetivo deste trabalho. Este trabalho se baseia em uma abordagem metodológica qualitativa e documental, para o qual foram estudadas as Leis municipais dos programas, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais referências bibliográficas que abordam o assunto. Para compreender as relações entre família e escola foram realizadas entrevistas com as coordenadoras dos programas, as quais enfatizam que a principal forma de efetivação do trabalho realizado, não somente pela secretaria assistencial mas por todas as outras em conjunto com essas famílias, é o diálogo. Concluiu-se que as Leis municipais que amparam os programas atendem as premissas do ECA, e a educação é uma parte importante, trabalhada em conjunto com a instituição de ensino, família acolhedora e de origem.
Resumen : The subject of this study is the perspectives of childcare policies and adolescents and educational support in the southwest of Paraná, with delimitation in municipalities of Planalto, Realeza and Pérola D'Oeste, focusing on the analysis foster family programs. This is a program that came about in your first version in 2009 in the region. Since it is recent, it is of the utmost importance to deepen studies on its differential, limits and possibilities between the perspectives of host policies, which is the objective of this work. This work is based in a qualitative and documental methodological approach, for which studied the municipal laws of the programs, the Child and Adolescent Statute (ECA) and other bibliographical references that address the subject. To understand the relations between family and school interviews were carried out with the coordinators of the programs, which emphasize that the main way of carrying out the work carried out, not only by the assistance secretariat but by all others in together with these families, is the dialogue. It was concluded that the municipal laws that support the programs meet the premises of the ECA, and education is a part important, worked together with the teaching institution, host family and source.
Palabras clave : Assistência social
Políticas públicas
Crianças
Adolescentes
Educação
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6332
Fecha de publicación : 13-oct-2022
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANDERS.pdf183,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.