Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6336
Tipo: Monografia
Título: A abordagem das energias renováveis em educação em ciências: os artigos publicizados na QNEsc e a proposta de uma sequência didática
Autor(es): Oliveira, Cleodair Rocha de
Primeiro Orientador: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resumo: O presente trabalho de pesquisa de TCC acontece no curso de Licenciatura-Química da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – campus Realeza/PR – que tem por intenção compreender acerca de fontes de energia renováveis. O processo de análise exploratória proporcionou selecionarmos 4 artigos desta revista, visto que numa última análise selecionamos somente 2 artigos, sendo que posteriormente esses artigos foram analisados via Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes e Galiazzi, 2006), que se constitui numa proposta metodológica de análise de informações discursivas. Por isso, chegamos na construção de duas categorias finais: [1] analisar como as autoras e os autores abordam por meio das metodologias a temática energias renováveis; [2] identificar os anos que contemplaram a maior concentração dos artigos publicados sobre essa temática, especialmente, na área da Educação em Ciências. Argumentamos a respeito da importância de trabalharmos esse tema na sala de aula em Educação em Ciências, principalmente, no sentido de construirmos uma análise crítica e problematizadora acerca das energias renováveis, bem como potencializarmos a construção de argumentos e a tomada de decisão mais consciente da realidade.
Abstract/Resumen: The present TCC research work takes place in the Chemistry Degree course at the Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – campus Realeza/PR which aims to understand about renewable energy sources in the publications of the Revista Química Nova na Escola (QNEsc) in the period from 2012 to 2022. The exploratory analysis process allowed us to select 4 articles from this journal, since in the last analysis we selected only 2 articles, and these articles were later analyzed via Discursive Textual Analysis (ATD) (Moraes and Galiazzi, 2006) , which constitutes a methodological proposal for the analysis of discursive information. Therefore, we arrived at the construction of two final categories: [1] to analyze how the authors approach the renewable energy theme through methodologies; [2] to identify the years that had the highest concentration of articles published on this topic, especially in the area of Science Education. We argue about the importance of working on this topic in the Science Education classroom, mainly in order to build a critical and problematizing analysis of renewable energies, as well as to enhance the construction of arguments and decision making more aware of reality.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Métodos de ensino
Fontes renováveis de energia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6336
Data do documento: 29-Set-2022
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf480,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.