Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6373
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da prática pedagógica da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Fág Kavá: análise do atendimento à legislação da educação específica para os povos indígenas
Autor(es): Paliano, Fábio
Primeiro Orientador: Silva, Émerson Neves da
Primeiro membro da banca: Ody, Leandro C.
Segundo membro da banca: Lino, Jaisson Teixeira
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, que buscou investigar a legislação educacional específica para a educação indígena, observando, também, quais artigos da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tratam da Educação do Campo. Tendo como objetivo principal: Realizar o diagnóstico da experiência pedagógica da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Fág Kavá (E.E.I.E.M. Fág Kavá), verificando se o estabelecimento de educação atende a legislação que regulamenta a Educação diferenciada às comunidades indígenas. Bastava saber se as escolas indígenas seguiam as leis que dão respaldo à educação indígena e, para tanto, buscou-se analisar a documentação da escola Fág Kavá. O presente trabalho baseia-se em referências bibliográficas que contam a história de resistência indígena no Brasil, assim como as diversas atrocidades e explorações que sofreram os povos originários, incluindo o reducionismo geográfico, desde o séc. XVI, e de que modo essas imposições influenciaram a cultura desses povos. Portanto, após a introdução, no segundo capítulo, contextualiza-se a Terra indígena Serrinha e, também, enfatiza-se a importância de as escolas indígenas desenvolverem a filosofia freireana. O terceiro capítulo traz parte da história da colonização e dos prejuízos sofridos pela cultura indígena com as transformações no modo de vida, em virtude da interferência da colonização em todas as regiões da nação brasileira. No quarto capítulo, são apresentadas as análises da documentação da referida escola, verificando se atende à legislação da educação específica para os povos indígenas e, por fim, há a conclusão das análises da pesquisa.
Abstract/Resumen: Este trabajo se caracteriza como una investigación cualitativa, que buscó conocer la legislación educativa específica para la educación indígena, observando también qué artículos de la Constitución Federal y de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB) tratan de la educación rural. El objetivo principal fue realizar un diagnóstico de la experiencia pedagógica de la Escuela Estatal Indígena de Educación Media Fág Kavá (E. I. E. M. Fág Kavá), verificando si el establecimiento educativo cumple con la legislación que regula la Educación Diferenciada a las comunidades indígenas. Bastaba saber si las escuelas indígenas seguían las leyes que apoyan la educación indígena y, por lo tanto, buscamos analizar la documentación de la Escuela Fág Kavá. Este trabajo se basa en referências bibliográficas que narran la história de la resistencia indígena en Brasil, así como las diversas atrocidades y explotaciones sufridas por los pueblos originarios, incluido el reduccionismo geográfico, desde el siglo XIX. XVI, y cómo estas imposiciones influyeron en la cultura de estos pueblos. Por lo tanto, después de la introducción, en el segundo capítulo, se contextualiza la Tierra Indígena de Serrinha y, también, se enfatiza la importancia de las escuelas indígenas desarrollando la filosofía de Freire. El tercer capítulo presenta parte de la história de la colonización y las pérdidas sufridas por la cultura indígena con las transformaciones en el modo de vida, debido a la interferencia de la colonización en todas las regiones de la nación brasileña. En el cuarto capítulo se presenta el análisis de la documentación de la escuela, verificando si cumple con la legislación educativa específica para los pueblos indígenas y, finalmente, se concluye el análisis de la investigación.
Palavras-chave: Educação indígena
Educação do campo
Educação popular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6373
Data do documento: Fev-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALIANO.pdf879,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.