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Tipo: Dissertação
Título: Musicalizar para incluir: a educação musical na perspectiva da educação inclusiva
Autor(es): Rosa, Israel Ferraz da
Primeiro Orientador: Ody, Leandro Carlos
Primeiro membro da banca: Saggiorato, Alexandre
Segundo membro da banca: Lepke, Sonize
Resumo: O objetivo desse estudo consiste em verificar a possibilidade da aplicação de princípios e concepções da educação musical especial de instituições especializadas e da musicoterapia no ensino regular. O enfoque principal dessa proposta é refletir sobre como a educação musical, por meio da música e seus elementos, que dos quais podem vir a contribuir para o contexto escolar contemporâneo, sobretudo, se fizer o emprego de preceitos e concepções da educação musical especial e da musicoterapia nos diversos bancos escolares. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, apontando para um dos nós da educação contemporânea, a Lei de Inclusão, que ainda hoje é considerada um dos principais desafios da educação regular brasileira. Partiu-se, então, de um estudo da música na educação, passando para a musicoterapia e, posteriormente, para educação musical especial. Analisando-se os resultados desse estudo bibliográfico, dissertou-se sobre esse tema com destaque aos autores: Gainza (1964); Hanser (1987); Benenzon (1988); Gainza (1988); Wolf (1988); Nisenbaum (1990); Ruud (1990); Paulo Freire (1996); Bruscia (2000); Goodrich & Magalhães (2002); Sekeff (2002); Swanwick (2003); Fonterrada (2005); Loureiro (2006); Gonzalez & Branco (2007); MEC (2007); Pacheco (2007); Tessaro (2007); MEC/SEESP (2008); Muszkat (2010); Gomes (2011); Fagliari (2013); Vicenssi (2015); Freire (2019); e, a partir dos quais, o pesquisador retomou manuscritos e reflexões produzidas ao longo dos anos de sua atuação, junto a educandos com deficiência e/ou transtornos globais de desenvolvimento. Assim, a pesquisa constitui-se em uma tentativa de evidenciar a educação musical como sendo uma possibilidade nos processos inclusivos sob um viés educacional especializado, fazendo para isso o emprego de preceitos terapêuticos que serão abordados nesse estudo.
Abstract/Resumen: The objective of this study is to verify the possibility of applying principles and concepts of special music education in specialized institutions and music therapy in regular education. The main focus of this proposal is to reflect on how music education, through music and its elements, which can contribute to the contemporary school context, especially if it makes use of precepts and conceptions of special music education and music therapy in the different school benches. Therefore, a bibliographic research was carried out, pointing to one of the nodes of contemporary education, the Inclusion Law, which is still considered one of the main challenges of Brazilian regular education. It started, then, from a study of music in education, moving on to music therapy and, later, to special music education. Analyzing the results of this bibliographic study, this topic was discussed with emphasis on the authors: Gainza (1964); Hanser (1987); Benenzon (1988); Gainza (1988); Wolf (1988); Nisenbaum (1990); Ruud (1990); Paulo Freire (1996); Bruscia (2000); Goodrich & Magalhães (2002); Sekeff (2002); Swanwick (2003); Fonterrada (2005); Loureiro (2006); Gonzalez & Branco (2007); MEC (2007); Pacheco (2007); Tessaro (2007); MEC/SEESP (2008); Muszkat (2010); Gomes (2011); Fagliari (2013); Vicenssi (2015); Freire (2019); and, from which, the researcher resumed manuscripts and reflections produced over the years of his work, with students with disabilities and/or global developmental disorders. Thus, the research is an attempt to highlight music education as a possibility in inclusive processes under a specialized educational bias, making use of therapeutic precepts that will be addressed in this study.
Palavras-chave: Educação Musical
Musicoterapia
Educação Especial
Inclusão
Ensino Regular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6375
Data do documento: Fev-2022
Nível: Mestrado
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