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Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas de Modelagem nas ciências e a Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Schultz, Adriane Kis
Primeiro Orientador: Bonotto, Danusa de Lara
Primeiro membro da banca: Güllich, Roque Ismael da Costa
Segundo membro da banca: Chaves, Taniamara Vizzotto
Resumo: Esta pesquisa perpassa por discussões relacionadas aos temas Alfabetização Científica (AC) e Modelagem nas Ciências (MC), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e integra os estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, na Linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Tem como objetivo reconhecer e compreender como práticas pedagógicas de MC favorecem o desenvolvimento da AC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, fez-se uso do aporte teórico com estudos de revisão bibliográfica e de referencial construído por Maria Salett Biembengut, Lúcia Helena Sasseron, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Leonir Lorenzetti e colaboradores. A constituição dos dados empíricos realizou-se a partir: i) das falas das professoras, construídas em entrevista semiestruturada, realizada com três professoras que compõem o ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública de ensino, localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul (RS) e ii) da produção escrita na forma de diários de formação referentes a cinco encontros de formação continuada. A abordagem metodológica é qualitativa, do tipo bibliográfica e na forma de um estudo de caso, caracterizado pelo envolvimento das professoras participantes da pesquisa com práticas pedagógicas de MC e o desenvolvimento da AC. Os procedimentos analíticos seguiram a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da revisão bibliográfica, evidencia-se: a AC como um processo pelo qual se utilizam informações de cunho científico para ler, compreender e transformar o meio no qual o sujeito está inserido; a palavra “modelo” associada à noção de representação; e a palavra “modelagem” como meio para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem e que permite o desenvolvimento de habilidades que carregam consigo indicadores de AC, a saber: formulação de problemas, busca de informações, interpretação de gráficos, tabelas e ilustrações, comunicação de resultados e construção de argumentos para a resolução do problema. Nas falas das professoras, a partir da entrevista semiestruturada, identificou-se três focos temáticos: 1) O planejamento das professoras: recursos e estratégias utilizadas na docência; 2) Os elementos constitutivos da AC e 3) A formação continuada das professoras dos Anos Iniciais. O primeiro foco temático permitiu compreender o planejamento das professoras com vistas ao ensino de Ciências, bem como os fatores que fornecem evidências do desenvolvimento da AC7 e denotam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como elemento constitutivo do planejamento das professoras, além da consideração do contexto em que os alunos estão inseridos e a valorização do diálogo e das compreensões iniciais dos alunos acerca dos assuntos abordados. O segundo foco temático evidencia aspetos relacionados à formação cidadã do aluno e a compreensão básica de termos e conceitos científicos e, o terceiro foco temático, denota que a formação continuada, na visão das professoras, constitui-se como uma necessidade pessoal e de qualificação profissional, servindo como um tempo e espaço que possibilita reflexões sobre o trabalho docente. Em relação aos encontros de formação com atividades de MC, evidenciamos que possibilitaram um movimento de reflexão sobre a prática docente e de mobilização e transformação de saberes e permitiram o reconhecimento dos entrelaçamentos entre MC e AC, bem como as potencialidades e desafios da inserção de práticas de MC na sala de aula à luz do desenvolvimento da AC.
Abstract/Resumen: This research involves discussions related to the themes Scientific Literacy (AC) and Modeling in Sciences (MC), in the Initial Years of Elementary School, and integrates the studies developed in the Graduate Program in Science Teaching at the Federal University of Fronteira Sul, Cerro Largo Campus, in the Teacher Training and Pedagogical Practices Line. It aims to recognize and understand how CM pedagogical practices favor the development of CA in the Initial Years of Elementary School. To this end, theoretical support was used with studies of literature review and reference built by Maria Salett Biembengut, Lúcia Helena Sasseron, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Leonir Lorenzetti and collaborators. The constitution of the empirical data was carried out from: i) the speeches of the teachers, built in a semi-structured interview, carried out with three teachers who make up the literacy cycle of a public school, located in the northwest region of Rio Grande do Sul. Sul (RS) and ii) written production in the form of training diaries referring to five continuing education meetings. The methodological approach is qualitative, of the bibliographic type and in the form of a case study, characterized by the involvement of the teachers participating in the research with pedagogical practices of CM and the development of CA. The analytical procedures followed Bardin's Content Analysis (2016). From the bibliographic review, it is evident: the CA as a process by which scientific information is used to read, understand and transform the environment in which the subject is inserted; the word “model” associated with the notion of representation; and the word “modeling” as a means to qualify the teaching and learning processes and that allows the development of skills that carry with them CA indicators, namely: problem formulation, information search, interpretation of graphs, tables and illustrations, communication of results and construction of arguments to solve the problem. In the teachers' statements, based on the semi-structured interview, three thematic focuses were identified: 1) Teachers' planning: resources and strategies used in teaching; 2) The constitutive elements of the AC and 3) The continuing education of teachers in the Initial Years. The first thematic focus allowed us to understand the teachers' planning with a view to teaching Science, as well as the factors that provide evidence of the development of CA and denote the National Common Curricular Base (BNCC) as a constitutive element of the teachers' planning, in addition to the consideration of the context in which the students are9 inserted and the valorization of the dialogue and the initial understandings of the students about the approached subjects. The second thematic focus highlights aspects related to the student's citizenship education and the basic understanding of scientific terms and concepts, and the third thematic focus denotes that continuing education, in the teachers' view, constitutes a personal and professional qualification, serving as a time and space that allows reflections on teaching work. Regarding training meetings with CM activities, we evidence that they enabled a movement of reflection on teaching practice and mobilization and transformation of knowledge and allowed the recognition of the intertwining between CM and AC, as well as the potential and challenges of the insertion of practices of MC in the classroom in light of the development of CA.
Palavras-chave: Planejamento pedagógico
Formação continuada do professor
Ensino
Ciências
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6387
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
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