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Tipo: Monografia
Título: Educação do campo e educação escolar indígena: uma análise do projeto político-pedagógico do Colégio Estadual do Campo Santa Inês
Autor(es): Gabriel, Denira
Primeiro Orientador: Coan, Cherlei Marcia
Primeiro membro da banca: Kamanski, Angela Maria Baruffi
Segundo membro da banca: Ody, Leandro Carlos
Resumo: Este trabalho foi elaborado através de uma pesquisa qualitativa, que buscou avaliar se a proposta político-pedagógica da Escola do Campo Santa Inês fundamenta o seu trabalho pedagógico a partir dos princípios originários da Educação do Campo. Busca-se perceber se em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) há aproximações com a Educação Escolar Indígena, já que a escola atende esses sujeitos do Campo que possuem um modo de vida e uma cultura com características singulares. Hoje, após ter vivenciado quatro anos na Licenciatura em Educação do Campo, da UFFS campus Erechim/RS, compreendo melhor os princípios e o movimento de luta da Educação do Campo, e posso ver o quanto esse pensar na Educação do Campo é olhar para os protagonistas do campo que lutaram para uma política diferenciada para eles. Assim, buscou-se estudar os elementos que caracterizam a Educação do Campo e a Educação Indígena, caracterizar a Escola do Campo Santa Inês, compreender quais são as concepções e práticas que fundamentam as ações da escola estudada, e se estas se relacionam com os princípios originários da Educação do Campo, e, por fim, indicar caminhos para a construção de uma educação diferenciada a partir dos princípios da Educação do Campo. A escola do campo, comprometida com os seus sujeitos e com a transformação de realidades opressoras, deve ajudar no processo de humanização das pessoas e na formação das novas gerações de trabalhadores e militantes sociais. A Educação do Campo traz um olhar diferente, com outra visão sobre a educação, se preocupa com o sujeito do campo deixando de ser aquela educação existente na sociedade, que se preocupa apenas em formar sujeitos aptos ao mercado de trabalho, sem um olhar para o meio onde vive, são crianças e jovens do campo que acabam saindo do campo porque não aprendem a valorizar sua própria história e sua cultura. Ao analisar o PPP do Colégio Estadual do Campo Santa Inês percebemos que apesar de escrever sobre a valorização do sujeito do campo, as ações voltadas para os sujeitos indígenas ainda ficam limitadas a promover ações em datas comemorativas como o dia do índio.
Abstract/Resumen: This work was elaborated through a qualitative research, which sought to evaluate if the political-pedagogical proposal of the Escola do Campo Santa Inês bases its pedagogical work from the original principles of Education in the Field. It seeks to understand whether in its Political-Pedagogical Project (PPP) there are similarities with Indigenous School Education, since the school serves these subjects from the countryside who have a way of life and a culture with unique characteristics. Today, after having spent four years in the Licenciatura em Educação do Campo, at UFFS campus Erechim /RS, I understand better the principles and the movement of struggle of Rural Education, and I can see how much this thinking about rural education is looking at the protagonists of the field who fought for a differentiated policy for them. Thus, we sought to study the elements that characterize Rural Education and Indigenous Education, characterize the School of Campo Santa Inês, understand what are the concepts and practices that underlie the actions of the studied school, and if they are related to the principles originating in Rural Education, and, finally, indicating ways to build a differentiated education based on the principles of Rural Education. The rural school, committed to its subjects and to the transformation of oppressive realities, should help in the humanization process of people and in the training of new generations of workers and social activists. Rural education brings a different look, with another view on education, it is concerned with the subject of the field, ceasing to be that existing education in society, which is concerned only with forming subjects fit for the labor market, without looking at the where they live, they are children and young people from the countryside who end up leaving the countryside because they do not learn to value their own history and culture. When analyzing the PPP of the Colégio Estadual do Campo Santa Inês we realized that despite writing about the valorization of the subject of the field, the actions aimed at indigenous subjects are still limited to promoting actions on commemorative dates such as the day of the Indian.
Palavras-chave: Educação Escolar indígena
Educação Básica
Escola do Campo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6388
Data do documento: Mar-2020
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

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