Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/639
Tipo: Monografia
Título: Germinação e vigor de sementes de variedades crioulas e convencional de feijão submetidas aos estresses hídrico e salino
Autor(es): Grosselli, Mailis Aparecida
Primeiro Orientador: Bonome, Lisandro Tomas da Silva
Resumo: O déficit hídrico é o maior responsável pela queda de produtividade na cultura do feijão (Phaseolus vulgaris) e, estimativas indicam, que as alterações climáticas serão drásticas nas próximas décadas com aumento considerável de temperatura e baixa disponibilidade de água. É necessário explorar o potencial das variedades crioulas a fim de se promover o melhoramento genético da cultura. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de sementes de feijão submetidas ao estresse hídrico e salino. Utilizando-se MgCl2 e CaCl2, em potenciais de 0 (testemunha); -0,3; -0,6; -0,9 e -1,2 MPa, estabelecidos pela equação de Van’t Hoff. Foram avaliadas plântulas normais, anormais, sementes mortas e dormentes, porcentagem de germinação, matéria seca e comprimento de plântula inteira. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em um arranjo fatorial de 3 x 2 x 5 (variedades x agentes osmóticos x potenciais hídricos), com quatro repetições. Os dados foram analisados pela aplicação do teste F para análise de variância. Dados quantitativos, quando possível, foram avaliados por meio de análise de regressão e os dados qualitativos foram avaliados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Pelos resultados obtidos foi possível concluir que as variedades Preto e Carioca Crioulo se mostraram mais tolerantes ao déficit hídrico e salino do que a variedade convencional IPR Tuiuiu em relação a germinação, podendo ser utilizadas em programas de melhoramento genético do feijoeiro comum. As variedades crioulas não diferem da variedade convencional IPR Tuiuiu quanto à expressão do seu vigor, apesar desta última ter sido melhorada geneticamente e ser produzida sob o uso de tecnologias. O agente osmótico MgCl2 é mais prejudicial ao desempenho das sementes de feijão do que o CaCl2.
Abstract/Resumen: O déficit hídrico é o maior responsável pela queda de produtividade na cultura do feijão (Phaseolus vulgaris) e, estimativas indicam, que as alterações climáticas serão drásticas nas próximas décadas com aumento considerável de temperatura e baixa disponibilidade de água. É necessário explorar o potencial das variedades crioulas a fim de se promover o melhoramento genético da cultura. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de sementes de feijão submetidas ao estresse hídrico e salino. Utilizando-se MgCl2 e CaCl2, em potenciais de 0 (testemunha); -0,3; -0,6; -0,9 e -1,2 MPa, estabelecidos pela equação de Van’t Hoff. Foram avaliadas plântulas normais, anormais, sementes mortas e dormentes, porcentagem de germinação, matéria seca e comprimento de plântula inteira. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em um arranjo fatorial de 3 x 2 x 5 (variedades x agentes osmóticos x potenciais hídricos), com quatro repetições. Os dados foram analisados pela aplicação do teste F para análise de variância. Dados quantitativos, quando possível, foram avaliados por meio de análise de regressão e os dados qualitativos foram avaliados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Pelos resultados obtidos foi possível concluir que as variedades Preto e Carioca Crioulo se mostraram mais tolerantes ao déficit hídrico e salino do que a variedade convencional IPR Tuiuiu em relação a germinação, podendo ser utilizadas em programas de melhoramento genético do feijoeiro comum. As variedades crioulas não diferem da variedade convencional IPR Tuiuiu quanto à expressão do seu vigor, apesar desta última ter sido melhorada geneticamente e ser produzida sob o uso de tecnologias. O agente osmótico MgCl2 é mais prejudicial ao desempenho das sementes de feijão do que o CaCl2.
Palavras-chave: Estresse hídrico
Sementes crioulas
Germinação
Vigor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/639
Data do documento: 8-Jul-2016
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GROSSELLI.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.