Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6395
Tipo: Dissertação
Título: Corpo e sexualidade no currículo do ensino de ciências: um olhar a partir de Foucault
Autor(es): Oliveira, Andressa Camões Hilgert de
Primeiro Orientador: Nicolay, Deniz Alcione
Primeiro membro da banca: Munhoz, Angélica Vier
Segundo membro da banca: Rigo, Neusete Machado
Resumo: A presente dissertação está inserida no campo de estudos do Ensino de Ciências, pautada a identificar e mapear as diferentes concepções de corpo, gênero e sexualidade que são utilizadas nessa modalidade de ensino, articulando as discussões com observações foucaultianas. De início, realizamos uma revisão bibliográfica com base no procedimento inspirado em Michel Foucault (2015), no sentido de pesquisar e selecionar artigos científicos que discutissem as temáticas (corpo e sexualidade) no ensino de ciências e, após, analisamos qual o enfoque abordado em cada um deles. Em um segundo momento, dando continuidade ao que fora discutido no primeiro artigo, concentramos a pesquisa na análise bibliográfica, de cunho qualitativo, sobre a forma de abordagem do conhecimento no Ensino de Ciências brasileiro. Nesse momento, os resultados encontrados foram analisados tendo por base a crítica foucaultiana com relação à forma de abordagem, contextualização e concepção dos conceitos que integram determinada área de ensino, que se mostra engessada e aparentemente incapaz de se libertar de mecanismos que a mantém imutável. Por fim, e sem a intenção de encerrar ou esgotar a temática, procedemos à pesquisa dos planos pedagógicos dos cursos de ciências da natureza ministrados na UFFS, para o fim de realizar análise sobre a presença dos conceitos de gênero e sexualidade nos documentos. Além disso, analisamos a bibliografia básica e complementar utilizada em cada documento, o que possibilitou a análise, sobre a metodologia utilizada para a abordagem destes temas. O estudo foi realizado com apontamentos inspirados na noção de arqueologia e genealogia, através da qual buscamos conhecer as noções do saber, e o meio no qual ele subsiste e se transmite.
Abstract/Resumen: This dissertation is inserted in the field of Science Teaching, aimed at identifying and mapping how different conceptions of body, gender and sexuality are used in this teaching modality, articulating as applicable with useful Foucaultians. Initially, we carried out a literature review, based on the procedure inspired by Michel Foucault (2015), in order to research and select scientific articles that discussed the themes (body and sexuality) in science teaching and, after, we will analyze the approach addressed in each one of them. In a second moment, continuing what was discussed in the first article, it concentrates a research on bibliographic analysis, of a qualitative nature, on the way of approaching knowledge in Brazilian Science Teaching. At that time, the results found were found based on Foucault's critique regarding the approach, contextualization and conception of the concepts that comprise a given area of education, which is shown to be stuck and apparently incapable of freeing itself from mechanisms that keep it immutable. Finally, and without intending to close or exhaust the theme, we proceeded to research the pedagogical plans of the natural science courses taught at UFFS, in order to analyze the presence of the concepts of gender and sexuality in the documents. In addition, we analyzed the basic and complementary bibliography used in each document, which allowed an analysis of the methodology used to approach these themes. The study was carried out with notes inspired by the notion of archeology and genealogy, through which we seek to know the notions of the saber, and the environment in which it subsists and is transmitted.
Palavras-chave: Corpo
Sexualidade
Ensino
Ciência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6395
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf629,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.