Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6396
Tipo: Dissertação
Título: As interações no ensino e na aprendizagem de conceitos científicos sobre virologia: desafios e possibilidades para o ensino de biologia
Autor(es): Lourenço, Daniela Silva de
Primeiro Orientador: Wirzbicki, Sandra Maria
Primeiro membro da banca: Wenzel, Judite Scherer
Segundo membro da banca: Hoffmann, Marilisa Bialvo
Resumo: Pensar no ensino e na aprendizagem nos remete a pensar no espaço escolar, na relação entre os sujeitos e nas interações que são estabelecidas para a construção e apropriação do conhecimento. Deste modo, a presente pesquisa objetiva investigar como estudantes de Biologia do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública do município de Cerro Largo/RS desenvolvem a significação de conceitos científicos sobre Virologia a partir das interações estabelecidas em aula. O referencial teórico Histórico-Cultural foi a principal fonte teórica deste estudo, por auxiliar na compreensão dos processos e peculiaridades envolvidos no ensino e na aprendizagem. O percurso teórico-metodológico é de abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa bibliográfica e Método Experimental. Para o desenvolvimento da pesquisa Bibliográfica foi realizado um levantamento de Dissertações e Teses na base de dados da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre a temática formação de conceitos e interações no ensino e na aprendizagem de Ciências da Natureza e Biologia e, outro levantamento, nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) sobre as interações em sala de aula, ambas as revisões à luz do referencial teórico Histórico-Cultural. Em relação ao Método Experimental, foi elaborada uma Sequência Didática Interativa (SDI) para o ensino de Virologia, com oito aulas que tratam de modo especial sobre Dengue e Covid- 19. Em decorrência do contexto global de pandemia, as aulas ocorreram de modo virtual, em uma sala do Google meet. A opção de Análise dos trabalhos de revisão bibliográfica foi com auxílio da Análise Textual Discursiva – ATD. Em relação aos dados coletados pela intervenção experimental, optamos pela Análise Microgenética por permitir melhores condições de análise dos processos interativos e por estar mais alinhada com o referencial teórico deste estudo. Os resultados construídos indicam que, a mediação da professora/pesquisadora, possibilitou interações entre os estudantes e a operação de algumas funções psicológicas superiores tais como a linguagem, o pensamento, a percepção e a atenção. O processo de significação conceitual evidenciou nos sujeitos da pesquisa a predominância do estágio de pensamento complexo, o que nos possibilita inferir que a formação de conceitos científicos com estudantes do EM requer uma maior capacidade de abstração, bem como mais tempo de acompanhamento e de estímulos intencionais. De um modo geral, a pesquisa nos possibilitou compreender melhor os processos envolvidos no ensino e na aprendizagem bem como a importância da intervenção intencional docente, na construção dos conceitos científicos pelos estudantes.
Abstract/Resumen: Thinking about teaching and learning leads us to think about the school space, the relationship between subjects and the interactions that are established for the construction and appropriation of knowledge. Thus, the present research aims to investigate how Biology students from the 2nd year of high school at night at a public school in the city of Cerro Largo/RS develop the meaning of scientific concepts about Virology from the interactions established in class. The Historical-Cultural theoretical framework was the main theoretical source of this study, for helping to understand the processes and peculiarities involved in teaching and learning. The theoretical-methodological course has a qualitative approach, characterized as bibliographic research and Experimental Method. For the development of the Bibliographic research, a survey of Dissertations and Theses was carried out in the database of the Brazilian Library of Theses and Dissertations (BDTD) on the theme formation of concepts and interactions in the teaching and learning of Natural Sciences and Biology and, another survey, in the Annals of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO) on the interactions in the classroom, both revisions in the light of the Historical-Cultural theoretical framework. Regarding the Experimental Method, an Interactive Didactic Sequence (SDI) was prepared for the teaching of Virology, with eight classes that deal in a special way with Dengue and Covid-19. Due to the global context of the pandemic, classes took place virtually, in a Google meet room. The option of Analysis of the bibliographic review works was with the aid of Discursive Textual Analysis - ATD. Regarding the data collected by the experimental intervention, we opted for the Microgenetic Analysis for allowing better conditions for the analysis of interactive processes and for being more aligned with the theoretical framework of this study. The constructed results indicate that the teacher/researcher's mediation enabled interactions between students and the operation of some higher psychological functions such as language, thought, perception and attention. The process of conceptual meaning showed in the research subjects the predominance of the complex thinking stage, which allows us to infer that the formation of scientific concepts with EM students requires a greater capacity for abstraction, as well as more time for monitoring and intentional stimuli . In general, the research allowed us to better understand the processes involved in teaching and learning, as well as the importance of intentional teaching intervention, in the construction of scientific concepts by students.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Formação de conceito
Dengue
COVID-19
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6396
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOURENÇO.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.