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Type: Dissertação
Title: Religião e política em Rawls: o consenso em torno de uma concepção política de justiça
Author: Hentz, José Tarcízio
First advisor: Brondani, Clóvis
metadata.dc.contributor.referee1: Corá, Elsio José
metadata.dc.contributor.referee2: Welter, Nelsi Kistermacher
Resume: A presente pesquisa, intitulada “Religião e política em Rawls: o consenso em torno de uma concepção política de justiça”, sustenta que a interpretação de que teoria da justiça de John Rawls é capaz de articular a religião em uma sociedade democrática, amenizando sua força desestruturadora de consensos na esfera pública. Inicialmente, foram descritas as principais ideias da teoria da justiça a fim de mostrar como Rawls defende ser possível conjugar a sociedade plural politicamente. Argumentou-se que as ideias e os princípios de sua teoria estão fundamentados em uma singular e inviolável dignidade da pessoa humana livre e igual que, pela sua capacidade racional e razoável, edifica os processos políticos na sociedade. A pesquisa mostrou também que o contratualismo rawlsiano tem seu marco inicial na posição original como artifício hipotético, fundamentando a escolha da justiça como virtude primeira das instituições políticas, bem como o acordo do consenso sobreposto e a pertinência da razão pública como instância de debate plural, orientado e garantido pelo domínio político. Desse modo, esta pesquisa sustenta que a filosofia política rawlsiana oferece, por meio da sua concepção política de justiça como equidade, uma resposta atual e satisfatória para a coexistência da pluralidade democrática em um regime político caracterizado como pelo Estado laico razoável.
Abstract: The present research, entitled "Religion and politics in Rawls: the consensus around a political conception of justice", supports the interpretation that John Rawls' theory of justice is capable of articulate religion in a democratic society, mitigating its disruptive force of consensus in the public sphere. Initially, we described the main ideas of the theory of justice to show how Rawls argues that it is possible to combine a plural society politically. It is argued that his theory is based on the singular and inviolable dignity of the free and equal human person. The human person builds political processes in society through his rational and reasonable capacity. The research also showed that Rawlsian contractualism has its starting point in the original position as a hypothetical device. It is the foundation of justice, the first virtue of political institutions. It is also the foundation of agreement of overlapping consensus and the pertinence of public reason, as an instance of plural debate, guided and guaranteed by the political domain. Thus, this research maintains that Rawlsian political philosophy offers a current and satisfactory answer to the coexistence of democratic plurality in a political regime characterized as a reasonable secular State through its political conception of justice as fairness.
Keywords: Justiça
Religião
Política
Democracia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6397
Issue Date: 29-Jul-2022
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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