Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Giongo, Claudia-
dc.creatorJosefe, Josiane Viana-
dc.date2023-
dc.date.accessioned2023-03-24T15:57:22Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-03-24T15:57:22Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6402-
dc.description.resumoO ensino de Botânica é visto muitas vezes como algo de difícil compreensão ou chato, o que gera uma barreira difícil de transpor e consiste em um dos maiores desafios enfrentados pelos professores da área. A essa percepção se deve, em parte, a conteúdos trabalhados apenas de maneira teórica e sem muitos recursos visuais, à grande quantidade de conceitos e nomenclaturas exclusivos da área e também a aulas desconexas da realidade em que os alunos vivem. Nesse sentido, é muito importante que os professores desenvolvam estratégias diferenciadas que busquem chamar a atenção, facilitar o entendimento e consolidar a aprendizagem dos estudantes. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi fazer um apanhado de experiências diferenciadas aplicadas nas escolas e colégios brasileiros para o ensino de Botânica na Educação Básica. A utilização de estratégias sensoriais como jogos, atividades com materiais vivos, saídas de campo, feiras, modelos didáticos, dentre outros, foi a categoria em que mais foram encontrados trabalhos, sendo um método de ensino eficiente tanto do ponto de vista dos docentes quanto dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-03-23T13:12:06Z No. of bitstreams: 1 JOSEFE.pdf: 1167099 bytes, checksum: 6479ee2ff3026d3d2c9af6bbda1469f0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-03-24T15:57:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOSEFE.pdf: 1167099 bytes, checksum: 6479ee2ff3026d3d2c9af6bbda1469f0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-24T15:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSEFE.pdf: 1167099 bytes, checksum: 6479ee2ff3026d3d2c9af6bbda1469f0 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleBotânica na educação básica, algumas reflexõespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFE.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.