Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6402
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Giongo, Claudia | - |
dc.creator | Josefe, Josiane Viana | - |
dc.date | 2023 | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T15:57:22Z | - |
dc.date.available | 2023 | - |
dc.date.available | 2023-03-24T15:57:22Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6402 | - |
dc.description.resumo | O ensino de Botânica é visto muitas vezes como algo de difícil compreensão ou chato, o que gera uma barreira difícil de transpor e consiste em um dos maiores desafios enfrentados pelos professores da área. A essa percepção se deve, em parte, a conteúdos trabalhados apenas de maneira teórica e sem muitos recursos visuais, à grande quantidade de conceitos e nomenclaturas exclusivos da área e também a aulas desconexas da realidade em que os alunos vivem. Nesse sentido, é muito importante que os professores desenvolvam estratégias diferenciadas que busquem chamar a atenção, facilitar o entendimento e consolidar a aprendizagem dos estudantes. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi fazer um apanhado de experiências diferenciadas aplicadas nas escolas e colégios brasileiros para o ensino de Botânica na Educação Básica. A utilização de estratégias sensoriais como jogos, atividades com materiais vivos, saídas de campo, feiras, modelos didáticos, dentre outros, foi a categoria em que mais foram encontrados trabalhos, sendo um método de ensino eficiente tanto do ponto de vista dos docentes quanto dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-03-23T13:12:06Z No. of bitstreams: 1 JOSEFE.pdf: 1167099 bytes, checksum: 6479ee2ff3026d3d2c9af6bbda1469f0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-03-24T15:57:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOSEFE.pdf: 1167099 bytes, checksum: 6479ee2ff3026d3d2c9af6bbda1469f0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-24T15:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSEFE.pdf: 1167099 bytes, checksum: 6479ee2ff3026d3d2c9af6bbda1469f0 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.title | Botânica na educação básica, algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSEFE.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.