Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6402| Tipo: | Artigo Cientifico |
| Título: | Botânica na educação básica, algumas reflexões |
| Autor(es): | Josefe, Josiane Viana |
| Primeiro Orientador: | Giongo, Claudia |
| Resumo: | O ensino de Botânica é visto muitas vezes como algo de difícil compreensão ou chato, o que gera uma barreira difícil de transpor e consiste em um dos maiores desafios enfrentados pelos professores da área. A essa percepção se deve, em parte, a conteúdos trabalhados apenas de maneira teórica e sem muitos recursos visuais, à grande quantidade de conceitos e nomenclaturas exclusivos da área e também a aulas desconexas da realidade em que os alunos vivem. Nesse sentido, é muito importante que os professores desenvolvam estratégias diferenciadas que busquem chamar a atenção, facilitar o entendimento e consolidar a aprendizagem dos estudantes. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi fazer um apanhado de experiências diferenciadas aplicadas nas escolas e colégios brasileiros para o ensino de Botânica na Educação Básica. A utilização de estratégias sensoriais como jogos, atividades com materiais vivos, saídas de campo, feiras, modelos didáticos, dentre outros, foi a categoria em que mais foram encontrados trabalhos, sendo um método de ensino eficiente tanto do ponto de vista dos docentes quanto dos alunos. |
| Palavras-chave: | Botânica Ensino Métodos de ensino |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6402 |
| Data do documento: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JOSEFE.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.