Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6402
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Botânica na educação básica, algumas reflexões |
Author: | Josefe, Josiane Viana |
First advisor: | Giongo, Claudia |
Resume: | O ensino de Botânica é visto muitas vezes como algo de difícil compreensão ou chato, o que gera uma barreira difícil de transpor e consiste em um dos maiores desafios enfrentados pelos professores da área. A essa percepção se deve, em parte, a conteúdos trabalhados apenas de maneira teórica e sem muitos recursos visuais, à grande quantidade de conceitos e nomenclaturas exclusivos da área e também a aulas desconexas da realidade em que os alunos vivem. Nesse sentido, é muito importante que os professores desenvolvam estratégias diferenciadas que busquem chamar a atenção, facilitar o entendimento e consolidar a aprendizagem dos estudantes. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi fazer um apanhado de experiências diferenciadas aplicadas nas escolas e colégios brasileiros para o ensino de Botânica na Educação Básica. A utilização de estratégias sensoriais como jogos, atividades com materiais vivos, saídas de campo, feiras, modelos didáticos, dentre outros, foi a categoria em que mais foram encontrados trabalhos, sendo um método de ensino eficiente tanto do ponto de vista dos docentes quanto dos alunos. |
Keywords: | Botânica Ensino Métodos de ensino |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6402 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSEFE.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.