Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6426
Type: | Dissertação |
Title: | O lugar geográfico e a pesquisa escolar: caminhos para a cidadania territorial em diálogo com o nós propomos! |
Author: | Ribeiro, Tatiane |
First advisor: | Andreis, Adriana Maria |
metadata.dc.contributor.referee1: | Callai, Helena Copetti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Claudino, Sérgio |
metadata.dc.contributor.referee3: | Copatti, Carina |
Resume: | Dedicamo-nos, nessa dissertação, à investigação envolvendo uma questão fundamental à vida escolar: a pesquisa escolar pautada no lugar geográfico e na emancipação cidadã. Buscamos responder à pergunta: Como a pesquisa escolar articulada ao lugar geográfico pode contribuir para a construção da cidadania territorial? O objetivo geral envolve discutir a pesquisa escolar articulada com o lugar geográfico, como caminho para a construção da cidadania territorial, em diálogo com o projeto internacional Nós Propomos!. Metodologicamente, utilizamos percursos de pontos multilaterais de uma rede que avança e se complexifica, como se fossemos caminhar usando algumas trilhas já testadas, em um movimento “hermenêutico dialógico”, articulando a pesquisa bibliográfica, com base em autores da Geografia, do Ensino de Geografia e da Educação, com a pesquisa empírica, realizada por meio de questionários respondidos por professores de universidades e de escolas, e por alunos de escolas, participantes do projeto. Para analisarmos os dados coletados, nos apoiaremos na Análise Textual Discursiva. Organizamos esta dissertação em três partes: a pesquisa com a escola e o Nós Propomos!, o Lugar geográfico e a relação entre os enunciados dos sujeitos e a emancipação cidadã. A dissertação permite apontar que a pesquisa precisa ser provocada arbitrariamente e em relações com o lugar de vida dos sujeitos, e que isso deve ser pautado em critérios de rigorosidade, pois quando os alunos não são provocados e incentivados, restringem-se a reiterar práticas de repetições de informações. A proposta de investigar o lugar, buscando respostas aos seus problemas e propondo estratégias de intervenção, é um caminho potente à construção da cidadania territorial. |
Abstract: | In this dissertation, we dedicate ourselves to the investigation involving a fundamental issue to school life: school research based on the geographical place and the citizen emancipation. We seek to answer the question: How can school research articulated to the geographical place contribute to the construction of territorial citizenship? The general objective involves discussing school research articulated to the geographical place, as a way to build territorial citizenship, in dialogue with the international project Nós Propomos! Methodologically, we used paths of multilateral points of a network that advances and complexifies itself, as if we were walking using some already tested tracks, in a "dialogical hermeneutic" movement, articulating the bibliographical research, based on authors of Geography, Geography Teaching and Education, with the empirical research, carried out through questionnaires answered by university and school teachers, and by school students, participants of the project. To analyze the data collected, we will rely on Textual Discourse Analysis. We organized this dissertation in three parts: the research with the school and Nós Propomos!, the Geographic Place and the relation between the subjects' statements and the citizen emancipation. The dissertation allows pointing out that the research needs to be provoked arbitrarily and in relations with the place of life of the subjects, and that this should be guided by rigorous criteria, because when students are not provoked and encouraged, they are restricted to reiterate practices of information repetition. The proposal to investigate the place, seeking answers to its problems and proposing intervention strategies, is a powerful way to build territorial citizenship. |
Keywords: | Educação Escola Geografia Cidadania Território |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6426 |
Issue Date: | 8-Jul-2022 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RIBEIRO.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.