Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6426
Tipo: Dissertação
Título: O lugar geográfico e a pesquisa escolar: caminhos para a cidadania territorial em diálogo com o nós propomos!
Autor(es): Ribeiro, Tatiane
Primeiro Orientador: Andreis, Adriana Maria
Primeiro membro da banca: Callai, Helena Copetti
Segundo membro da banca: Claudino, Sérgio
Terceiro membro da banca: Copatti, Carina
Resumo: Dedicamo-nos, nessa dissertação, à investigação envolvendo uma questão fundamental à vida escolar: a pesquisa escolar pautada no lugar geográfico e na emancipação cidadã. Buscamos responder à pergunta: Como a pesquisa escolar articulada ao lugar geográfico pode contribuir para a construção da cidadania territorial? O objetivo geral envolve discutir a pesquisa escolar articulada com o lugar geográfico, como caminho para a construção da cidadania territorial, em diálogo com o projeto internacional Nós Propomos!. Metodologicamente, utilizamos percursos de pontos multilaterais de uma rede que avança e se complexifica, como se fossemos caminhar usando algumas trilhas já testadas, em um movimento “hermenêutico dialógico”, articulando a pesquisa bibliográfica, com base em autores da Geografia, do Ensino de Geografia e da Educação, com a pesquisa empírica, realizada por meio de questionários respondidos por professores de universidades e de escolas, e por alunos de escolas, participantes do projeto. Para analisarmos os dados coletados, nos apoiaremos na Análise Textual Discursiva. Organizamos esta dissertação em três partes: a pesquisa com a escola e o Nós Propomos!, o Lugar geográfico e a relação entre os enunciados dos sujeitos e a emancipação cidadã. A dissertação permite apontar que a pesquisa precisa ser provocada arbitrariamente e em relações com o lugar de vida dos sujeitos, e que isso deve ser pautado em critérios de rigorosidade, pois quando os alunos não são provocados e incentivados, restringem-se a reiterar práticas de repetições de informações. A proposta de investigar o lugar, buscando respostas aos seus problemas e propondo estratégias de intervenção, é um caminho potente à construção da cidadania territorial.
Abstract/Resumen: In this dissertation, we dedicate ourselves to the investigation involving a fundamental issue to school life: school research based on the geographical place and the citizen emancipation. We seek to answer the question: How can school research articulated to the geographical place contribute to the construction of territorial citizenship? The general objective involves discussing school research articulated to the geographical place, as a way to build territorial citizenship, in dialogue with the international project Nós Propomos! Methodologically, we used paths of multilateral points of a network that advances and complexifies itself, as if we were walking using some already tested tracks, in a "dialogical hermeneutic" movement, articulating the bibliographical research, based on authors of Geography, Geography Teaching and Education, with the empirical research, carried out through questionnaires answered by university and school teachers, and by school students, participants of the project. To analyze the data collected, we will rely on Textual Discourse Analysis. We organized this dissertation in three parts: the research with the school and Nós Propomos!, the Geographic Place and the relation between the subjects' statements and the citizen emancipation. The dissertation allows pointing out that the research needs to be provoked arbitrarily and in relations with the place of life of the subjects, and that this should be guided by rigorous criteria, because when students are not provoked and encouraged, they are restricted to reiterate practices of information repetition. The proposal to investigate the place, seeking answers to its problems and proposing intervention strategies, is a powerful way to build territorial citizenship.
Palavras-chave: Educação
Escola
Geografia
Cidadania
Território
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6426
Data do documento: 8-Jul-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.