Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6429
Tipo: Dissertação
Título: Canibal Filmes: cinema independente e crítica ambiental (1990-2020)
Autor(es): Jahnke, Morgana Elisha
Primeiro Orientador: Moretto, Samira Peruchi
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Rogério Rosa
Segundo membro da banca: Silva, Claiton Marcio da
Resumo: Neste estudo, produzimos uma pesquisa historiográfica sobre a Canibal Filmes, uma produtora de cinema independente que surgiu no início da década de 1990 e se mantém no tempo presente, no município de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina. Em vista disso, optamos por construir, como objetivo geral, uma história que investigue as inter-relações socioambientais do Oeste catarinense, a partir das produções artísticas da Canibal Filmes, entre os anos de 1990 e 2020, sob os preceitos teóricos da História Ambiental. Buscamos, em cada um dos três capítulos, realizar uma pesquisa qualitativa e interdisciplinar em que compreendemos, respectivamente, o contexto de surgimento da Canibal Filmes e sua circulação em relação ao biótopo de Palmitos; as interações e influências da natureza não-humana sobre as técnicas e estratégias de produção dos filmes e; análises sobre as denúncias socioambientais através de duas obras cinematográficas, com ênfase na poluição do rio Uruguai e no uso de agrotóxicos na produção de erva-mate em monocultura. Para isso, selecionamos algumas fontes para trabalhar com nossos objetivos, dentre elas estão alguns periódicos de alcance regional e nacional, duas obras literárias de autoria de integrantes da produtora, fotografias e dois filmes: Zombio (1999) e Zombio 2: Chimarrão Zombies (2013). Desse modo, percebemos que os elementos da natureza não-humana da região Oeste catarinense são coprodutores da Canibal Filmes e que suas obras podem ser interpretadas enquanto Cinema Ambiental, por utilizarem elementos orgânicos na produção e apresentarem denúncias socioambientais sobre temáticas que afetam as condições ambientais da região.
Abstract/Resumen: En este estudio, llevamos a cabo una investigación historiográfica sobre Canibal Filmes, una productora de cine independiente que surgió a principios de la década de 1990 y permanece hasta la actualidad, en el municipio de Palmitos en el oeste de Santa Catarina. Con base en ellos decidimos construir, como objetivo general, un relato que investiga las interrelaciones socioambientales en el Oeste de Santa Catarina, a partir de las producciones artísticas de Canibal Filmes, entre los años 1990 y 2020, siguiendo los preceptos teóricos de la Historia Ambiental. Buscamos, en cada uno de los tres capítulos, realizar una investigación cualitativa e interdisciplinaria, que nos lleve a comprender el contexto en el que surgió Canibal Filmes y cuál fue su circulación, buscando a la vez una correlación con el biotopo de Palmitos. Procuramos hallar las interacciones e influencias de la naturaleza no humana en las técnicas y estrategias de producción cinematográfica y realizar un análisis de las denuncias socioambientales a través de dos obras cinematográficas, con especial atención en aquellas sobre la contaminación del río Uruguay y el uso de plaguicidas en la producción de yerba mate por monocultivo. Para ello, seleccionamos algunas fuentes de investigación, entre ellas, algunos periódicos de alcance regional y nacional, dos obras literarias de autoría de miembros de la productora, fotografías y dos películas: Zombio (1999) y Zombio 2: Chimarrão Zombies (2013). De esta forma, percibimos que los elementos de la naturaleza no humana en la región occidental de Santa Catarina son coproductores de Canibal Filmes y que sus obras pueden ser interpretadas como Cine Ambiental, ya que utilizan elementos orgánicos en la producción y presentan denuncias socioambientales sobre problemas específicos que afectan la región.
Palavras-chave: História ambiental
Palmitos - SC
Cinema idependente
Canibal Filmes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6429
Data do documento: 19-Dez-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAHNKE.pdf6,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.