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Tipo: Dissertação
Título: O papel da sistematização de experiências no processo de investigação-formação-ação de professores de ciências
Autor(es): Bremm, Daniele
Primeiro Orientador: Güllich, Roque Ismael da Costa
Primeiro membro da banca: Santos, Eliane Gonçalves dos
Segundo membro da banca: Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
Resumo: O presente estudo está voltado para a compreensão da dinâmica dos processos de formação continuada de professores de Ciências. Nosso objetivo é compreender o papel desempenhado pelo processo de Sistematização de Experiências (SE) em um contexto situado de formação de professores de Ciências que desenvolve a Investigação-Formação-Ação (IFA). Frente a isso, temos como problemática norteadora conceitualizar e compreender: o que se mostra como SE no processo de IFA de professores de Ciências que participam de um contexto interativo entre formação inicial e continuada? Em vistas de responder nossa problemática de pesquisa, procedemos com a revisão da literatura acerca dos processos de sistematização em contextos de formação de professores, como forma de propor avanço conceitual em relação à compreensão da SE, bem como analisamos Diários de Formação (DF) e Relatos de Experiência (RE) de professoras investigadoras que participam de um contexto interativo de formação inicial e continuada, a saber: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Nos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, a IFA em Ciências (IFAC) é tomada como modelo de formação de professores, nos quais a reflexão crítica é vista como uma categoria formativa, e o coletivo de formação segue os princípios da formação em tríade de interação, de modo a ser colaborativa e compartilhada entre professores formadores; professores da Educação Básica da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e professores em formação inicial dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física, da UFFS. Nossos objetos de pesquisa são 14 teses e dissertações e as escritas de narrativas reflexivas de 15 DF e 14 RE de professoras investigadoras participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. Essas narrativas foram analisadas por meio da Análise Textual e Discursiva (ATD), o que configura esta pesquisa como qualitativa e como sendo um percurso fenomenológico e hermenêutico. A análise das teses e dissertações apontam para a compreensão da SE como um macroprocesso central ao desencadeamento da IFAC, atuando como elemento potencializador da reflexão crítica coletiva, que culmina na construção de saberes/identidades docentes e no desenvolvimento profissional e do currículo. Os professores investigadores (autores das teses e dissertações), que fazem uso do processo de SE durante a formação de professores mediada pela IFA, apresentaram mais Unidades de Significado (US) voltadas para a concepção de IFA Crítica. Sendo este um resultado que demonstra a importância dos esforços empreendidos, nos últimos anos, com o desenvolvimento de coletivos de formação de professores (de Ciências) com caráter contínuo e que valorizam a SE, o diálogo e a reflexão8 em detrimento dos antigos moldes. A análise dos DF dos professores investigadores participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, permitiu-nos verificar a importância dessas escritas para o processo de SE, visto que o DF é compreendido pelos professores investigadores como Espaço de Sistematização e Ressignificação das Experiências. Os RE nos mostraram que, durante a SE, a qual se baseia em um processo de escrita e (re)escrita de RE, os professores investigadores desenvolvem o seu processo de IFAC pelo avanço da forma de reflexão e pelo desenvolvimento das etapas da espiral autorreflexiva, atingindo os propósitos de ressignificação de saberes docentes e do desenvolvimento profissional. Dessa forma, a SE torna-se essencial quando objetivarmos a formação pelo modelo da IFAC na busca pela transformação da prática e dos processos de ensinar e aprender.
Abstract/Resumen: The present study is aimed at understanding the dynamics of science teachers' continuing education processes. Our objective is to understand the role played by the Systematization of Experiences (SE) process in a situated context of Science teacher formation that develops Research-Formation-Action (IFA). Faced with this, we have as a guiding problem to conceptualize and understand: what is shown as SE in the IFA process of Science teachers who participate in an interactive context between initial and continuing education? In order to answer our research problem, we proceeded with a literature review about the systematization processes in teacher formation contexts, as a way of proposing a conceptual advance in relation to the understanding of SE, as well as analyzing Formation Diaries (DF) and Experience Reports (RE) of research professors who participate in an interactive context of initial and continuing education, namely: Formative Cycles in Science Teaching at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. In the Formative Cycles in Science Teaching, the IFA in Sciences (IFAC) is taken as a model for teacher formation, in which critical reflection is seen as a formative category, and the training collective follows the principles of formation in a triad of interaction in order to be collaborative and shared among teacher formation; teachers of Basic Education in the area of Natural Sciences and its Technologies and teachers in initial formation of the courses of Biological Sciences, Chemistry and Physics, at UFFS. Our research objects are 14 theses and dissertations and the writings of reflective narratives from 15 DF and 14 RE of research teachers participating in the Formative Cycles in Science Teaching. These narratives were analyzed through Textual and Discursive Analysis, which configures this research as qualitative and as a phenomenological and hermeneutic path. The analysis of theses and dissertations point to the understanding of SE as a macro-process central to the triggering of IFAC, acting as a potentiating element of collective critical reflection, which culminates in the construction of teaching knowledge/identities, in professional and curriculum development. Investigating professors (authors of theses and dissertations) who make use of the SE process during teacher education mediated by the IFA, presented more Meaning Units (US) focused on the design of Critical IFA. This is a result that demonstrates the importance of the efforts undertaken, in recent years, with the development of collectives of Teacher Formation (Science) with a continuous character and that value SE, dialogue and reflection to the detriment of the old molds. The analysis of the FD of the research professors participating in the Formative Cycles in Science Teaching, allowed us to verify the10 importance of the FD for the SE process, since the FD is understood by the research professors as a Space for Systematization and Re-signification of Experiences. The RE showed us that during the SE, which is based on a process of writing and (re)writing of RE, the research professors develop their IFAC process by advancing the form of reflection and by developing the stages of the self-reflexive spiral, achieving the purposes re-signification of teaching knowledge and professional development. In this way, SE becomes essential when we aim at formation through the IFAC model in the search for the transformation of the practice and processes of teaching and learning.
Palavras-chave: Formação de professores
Formação continuada do professor
Ensino
Ciência
Pesquisa-ação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6432
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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