Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6435
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de genética no Ensino Médio do Brasil: uma análise a partir de documentos e políticas educacionais e curriculares
Autor(es): Gambin, Kely Cristina
Primeiro Orientador: Scheid, Neusa Maria John
Primeiro coorientador: Leite, Fabiane de Andrade
Primeiro membro da banca: Araújo, Maria Cristina Pansera de
Segundo membro da banca: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Resumo: A presente dissertação está inserida no campo de estudos do Ensino de Ciências, com o objetivo geral de identificar como os conhecimentos básicos de Genética presentes nos livros didáticos do Ensino Médio aproximam-se ou distanciam-se daqueles presentes nos documentos oficiais. Os documentos norteadores da educação básica apontam um caminho para que as escolas possam construir seu currículo a partir de diretrizes e parâmetros que amparam o ensino de ciências. A pesquisa passou por três momentos distintos, todos envolvendo o tema “O ensino de Genética” no Ensino Médio. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de identificar trabalhos acadêmicos que tratam do ensino de genética na Educação Básica brasileira, tendo, como foco, o mapeamento de abordagens possíveis para o ensino e as estratégias de pesquisa utilizadas. O corpus da pesquisa constituiu-se de dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras, nos anos de 1999 a 2019, utilizando o descritor “Ensino de Genética”. Os resultados indicaram que, nos trabalhos analisados, estudos acerca dos conceitos de Genética trabalhados na Educação Básica prevaleceram. Dentre esses conceitos, o DNA foi apontado como uma das principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Logo, optamos por uma abordagem histórica acerca do início do ensino de genética nos espaços escolares brasileiros. Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, analisando os trabalhos publicados nos anais das 12 edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Teses e Dissertações, publicadas no período de 20 anos (1999 a 2019) e nos Anais dos ENEBIOS (Encontros Nacionais de Ensino de Biologia) - desde o I ENEBIO (2005) até o VII ENEBIO (2019) - que discutem o ensino de Genética. Foram analisadas 68 publicações, encontrando 21 artigos que atenderam ao escopo da pesquisa. Os resultados encontrados indicaram uma evolução da presença de conceitos genéticos no ensino no Brasil. A compreensão do processo histórico da inserção de conceitos genéticos auxilia na aprendizagem das Ciências da Natureza, justificando pesquisas sobre o assunto, de modo a subsidiar os docentes nas suas práticas pedagógicas. O Ensino de Genética faz parte do currículo da Educação Básica brasileira, inserido nas disciplinas de Ciências e de Biologia. Compreendemos que o livro didático é parte importante no processo de ensino e aprendizagem, pois auxilia e orienta a prática pedagógica, oportunizando a alunos e professores o acesso às informações e ao conhecimento. Por outro lado, é, na maioria das vezes, o único material didático utilizado na sala de aula. Em vista disso, é de suma importância que as orientações presentes nos documentos norteadores do currículo nacional sobre o tema contribuam, de fato, para uma formação discente fortalecida, para que os estudantes possam adquirir habilidades que os façam agir no meio em que vivem, reconhecendo esses conhecimentos adquiridos como fundamentais ao atuarem como cidadãos críticos na sociedade contemporânea. Para tanto, é necessário que o livro didático contemple totalmente as propostas dos currículos norteadores oficiais, como a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract/Resumen: This dissertation is inserted in the field of studies of Science Teaching, with the general objective of identifying how the basic knowledge of Genetics present in high school textbooks approach or distance from those present in official documents. The documents that guide basic education point out a way for schools to build their curriculum based on guidelines and parameters that support science teaching. The research went through three distinct moments, all involving the theme “The teaching of genetics” in high school. First, a survey was carried out with the objective of identifying academic works that deal with the teaching of genetics in Brazilian Basic Education, focusing on the mapping of possible approaches to teaching and the research strategies used. The research corpus consisted of dissertations and theses from the Digital Library of Brazilian Theses and Dissertations, from 1999 to 2019, using the descriptor “Education of Genetics”. The results indicate that, in the analyzed works, studies about the concepts of Genetics worked in Basic Education prevailed. Among these concepts, DNA was identified as one of the main learning difficulties of students. We then started with a historical approach to the beginning of the teaching of genetics in Brazilian school spaces. For this, a qualitative approach research was carried out, analyzing the works published in the proceedings of the 12 editions of the National Meeting of Research in Education in Science (ENPEC), Theses and dissertations, published in a period of 20 years (1999 to 2019) and in the Annals of ENEBIOS (National Biology Teaching Meetings) - from I ENEBIO (2005) to VII ENEBIO (2019) - which discuss the teaching of genetics. 68 publications were analyzed, finding 21 articles that met the scope of the research. The results found indicated an evolution in the presence of genetic concepts in education in Brazil. Understanding the historical process of the insertion of genetic concepts helps in learning Nature Sciences, justifying research on the subject, in order to support teachers in their pedagogical practices. The Teaching of Genetics is part of the Brazilian Basic Education curriculum, inserted in the subjects of Science and Biology. It is known that the textbook is an important part of the teaching and learning process, as it helps and guides the pedagogical practice, providing students and teachers with access to information and knowledge. On the other hand, it is most often the only teaching material used in the classroom. In view of this, it is extremely important that the guidelines present in the guiding documents of the national curriculum, on the subject, contribute, in fact, to a strengthened student education so that they can acquire skills that make them act in the environment in which they live, recognizing these acquired knowledge fundamental to act as critical citizens in the required contemporary society. Therefore, it is necessary that the textbook fully contemplates the proposals of the socalled official curricula, such as the current National Common Curriculum Base (BNCC).
Palavras-chave: Ensino
Ciência
Ensino médio
Genética
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6435
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAMBIN.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.