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Tipo: Dissertação
Título: Concepções de Experimentação nos currículos dos cursos de licenciatura em ciências biológicas das Instituições Federais do sul do país
Autor(es): Lopes, Eduarda da Silva
Primeiro Orientador: Hermel, Erica do Espírito Santo
Primeiro coorientador: Leite, Fabiane de Andrade
Primeiro membro da banca: Carlan, Francele de Abreu
Segundo membro da banca: Silva, Lenice Heloisa de Arruda
Resumo: A presente dissertação está inserida no campo de estudos do Ensino de Ciências, objetivando identificar as diferentes concepções de Experimentação que estão presentes em meio aos currículos das Instituições Públicas Federais do Sul do País, no que diz respeito aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Toma como base, concepções curriculares que norteiam a estruturação curricular, tais como: tradicional, crítica e pós-crítica, bem como concepções de Experimentação à luz da visão explicitada ao longo das disciplinas que articulam a prática da Experimentação enquanto fundamental para a docência, a saber: Investigativa, Empiristaindutivista, Dedutivista-racionalista e Demonstrativa. Sendo assim, com a finalidade de integrar tais afirmativas, optamos por trabalhar com os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura em Ciências Biológicas das Instituições Federais do Sul do Brasil (RS, SC, PR), para tanto, decidimos seguir etapas da Análise Temática de Conteúdo (ATC) de uma pesquisa qualitativa e de caráter bibliográfico e documental. Pautados pela problemática de investigação, buscamos compreender quais as concepções de Experimentação que estão sendo estabelecidas nos Currículos de formação de professores de Ciências Biológicas? E como podemos compreender seu papel na articulação Ciência, Currículo e Ensino? Para tanto, realizamos uma revisão da literatura, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos CAPES, com o intuito de realizar um levantamento acerca das pesquisas que englobassem a mesma temática de investigação, isto é, a Experimentação aliada ao nível Superior. Na sequência, partimos para investigações mais teóricas no que diz respeito às concepções escolhidas por esta pesquisa; foram feitas buscas nos sites/repositórios das Universidades Federais do Sul do País, bem como dos Institutos Federais do Sul do País e após um filtro dos cursos que apresentassem seus PPCs bem estruturados e capazes de visualizar as disciplinas com as atividades práticas, mais precisamente, a Experimentação presente ao longo dos objetivos, ementas e referências. Para as teorias curriculares, optamos por olhar os objetivos de modo geral, visto que seria redundante analisar objetivos das disciplinas para delimitar uma concepção curricular ou então teoria curricular. De um lado os resultados nos mostram as concepções de Experimentação, enquanto um espelho ligado ao contexto de formação, ora Universidades Federais mais investigativas, ora Institutos Federais mais demonstrativas, e, de outro, percebemos contradições emergentes em meio a esses PPCs. Tais contradições referemse a embates pedagógicos e específicos que se disseminam pelos repertórios de formação e influenciam a forma de pensar a Experimentação. Queremos dizer que, embora a ênfase dos currículos analisados seja crítica, por vezes também pode parecer tradicional e com isso, não podemos garantir que na prática seja efetivada, uma vez que a construção curricular se dá por um coletivo de professores com seus interesses próprios que acabam por aspergir na formação e influenciar o processo formativo.
Abstract/Resumen: The present dissertation is incorporated in the field of studies of science teaching, aiming to identify different conceptions of experimentation that are present in the midst of Federal Public Institutions of the South Country, with regard to Biological Licentiate courses. It is based on curricular concepts that guide the traditional curricular structuring, such as: critical and postcritical, as well as concepts of Experimentation in the light of the explicit vision throughout the disciplines that articulate the practice of Experimentation as fundamental for teaching, namely: Investigative, Empiricist-Inductivist, Deductivist-Rationalist and Demonstrative. Therefore, in order to integrate the affirmative work, we chose to work with the Pedagogical Projects of the Degree Courses in Biological Sciences of the Federal Institutions of Southern Brazil (RS, SC, PR). stages of Thematic Content Analysis (ATC) of a qualitative and bibliographic documentary research. Guided by the problem of investigation, we seek to understand what are the conceptions of Experimentation that are being used by teachers in our Biological Sciences curricula? And how can we understand its role in the articulation of Science, Curriculum and Teaching? Therefore, we carried out a review of the literature, in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and in the CAPES Periodicals Portal, in order to carry out a survey about the research that encompassed the same research theme, that is, Experimentation allied to the level Higher. Subsequently, we proceed to more theoretical investigations regarding the conceptions chosen by this research; searches were made on the websites/repositories of the Federal Universities of the South of the Country, as well as of the Federal Institutes of the South of the Country and after a filter of the courses that presented their PPCs well structured and capable of visualizing the disciplines with the practical activities, more precisely, the Experimentation present throughout the objectives, menus and references. For curriculum theories, we chose to look at the objectives in a general way, since it would be redundant to analyze the objectives of the disciplines to delimit a curriculum conception or curriculum theory. On the one hand, the results show us the concepts of Experimentation, as a mirror linked to the training context, sometimes more investigative Federal Universities, sometimes more demonstrative Federal Institutes, and, on the other hand, we perceive emerging contradictions in the midst of these PPCs. Such contradictions refer to pedagogical and specific clashes that spread through the training repertoires and influence the way of thinking about Experimentation. We want to say that, although the emphasis of the analyzed curricula is critical, sometimes it can also seem traditional and with that, we cannot guarantee that in practice it will be effective, since the curricular construction is carried out by a collective of teachers with their own interests that end up being sprinkled on training and influencing the training process.
Palavras-chave: Ensino
Ciência
Currículo
Ensino Superior
Experimentação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6436
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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