Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6437
Tipo: Dissertação
Título: Processos de formação e práticas pedagógicas na educação permanente em saúde: limites e possibilidades
Autor(es): Paula, Rosa Maria Zorzan de
Primeiro Orientador: Santos, Eliane Gonçalves dos
Primeiro membro da banca: Fontana, Rosane
Segundo membro da banca: Wirzbicki, Sandra Maria
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no curso de Mestrado de Ensino e Ciências da Universidade da Fronteira Sul na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Nela abordaremos a importância da área da Enfermagem e o quanto essa é vital para o desenvolvimento e a execução da atividade de cuidado e atenção aos pacientes. Para isso, é essencial que o profissional esteja capacitado e preparado para encarar os desafios da profissão. A construção de um profissional inicia no decorrer de sua formação acadêmica, mas sobretudo durante o exercício de atividades, pois é necessário estar em constante avanço e em busca de novos conhecimentos e novas técnicas para exercer o atendimento com excelência. A Educação Permanente em Saúde (EPS) visa proporcionar ao profissional a oportunidade de qualificação, revendo conceitos, demonstrando novas tendências e refletindo sobre a sua atuação. Diante disso, é natural que os gestores de instituições de saúde encarem como um desafio encontrar metodologias e melhores formas de desempenhar as atividades de EPS de maneira efetiva e que tenham capacidade de gerar bons resultados. A investigação teve como questão problema o entendimento dos limites e das possibilidades dos processos de formação e das práticas pedagógicas de EPS em um Hospital da região Noroeste, e como objetivo compreender qual é o papel da formação continuada e quais as práticas pedagógicas que podem potencializar as equipes de enfermagem na EPS. Para tanto, a pesquisa foi realizada em um hospital de grande porte que é referência na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, conduzida com os coordenadores de grupos assistenciais e, posteriormente, com profissionais e técnicos de enfermagem do referido hospital. Apresenta uma reflexão sobre o uso de EPS nos tempos atuais, discorrendo acerca dos resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa a partir da realização de um processo de formação dialógica interativa com profissionais da saúde de uma instituição hospitalar. Os dados descritivos produzidos são apresentados em quatro capítulos: o primeiro realiza uma revisão sistemática sobre as ações pedagógicas mais utilizadas em EPS identificadas na literatura; o segundo apresenta uma proposta de debate sobre EPS com os coordenadores assistenciais, e emerge desta discussão a proposição de três oficinas com três temas pertinentes no processo de formação no hospital; o terceiro artigo mostra a efetiva aplicação das oficinas com os profissionais de enfermagem e busca identificar as percepções dos mesmos com cada uma delas; e o quarto analisa, por meio do grupo focal, as atividades como um todo, em que o grupo formado por coordenadores e profissionais da enfermagem discorrem sobre as perspectivas, os significados e as contribuições do processo vivenciado e tecem uma análise acerca das diferentes práticas pedagógicas de EPS realizadas durante a formação em serviço. A partir deste estudo compreendemos que é necessário investir e potencializar ainda mais as atividades de EPS, assim como fazer a análise dos problemas cotidianos do ambiente hospitalar e do processo de valorização laboral.
Abstract/Resumen: The nursing area is vital for the development and execution of patient care and care. For this, it is essential that the professional is capable and prepared technically and psychologically to face the challenges of the profession. The construction of a professional starts during their academic training, but especially during the exercise of continuing education activities, as it is necessary to be in constant progress and in search of new knowledge, new techniques, and new ways of caring for and providing care with excellence. In this arises the Continuing Health Education (CHE) which aims to provide the professional with the opportunity to qualify, recovering concepts already forgotten and show new trends and new modes of action. Given this, it is natural that managers of health institutions face it as a challenge to find the best methodology and better ways to perform a CHE activity effectively and that has the capacity to generate good results. The research question that guides this dissertation is to understand what are the limits and possibilities in these training processes and pedagogical practices in CHE? Resulting in the objective of understanding what is the role of continuing education and what pedagogical practices can enhance nursing teams. The research methodology used was qualitative to understand the totality of the phenomena, to value the subjective and, based on it, interpret the experiences of those involved. The research was carried out in a large hospital that is a reference in the region northwest of the State of Rio Grande do Sul, conducted with the coordinators of care groups and later with nursing professionals and nursing technicians from that hospital. This text presents a reflection on the use of EPS in current times and presents the results obtained in the development of the research through articles. Four chapters are presented: the first one that performs a systematic review of the most used pedagogical actions in EPS identified in the literature. The descriptive data produced are presented in four chapters: the first carries out a systematic review of the most used pedagogical actions in EPS identified in the literature; the second presents a proposal for a debate on EPS with the care coordinators, and from this discussion emerges the proposition of three workshops with three relevant themes in the training process at the hospital; the third article shows the effective application of workshops with nursing professionals and seeks to identify their perceptions with each of them; and the fourth analyzes, through the focus group, the activities as a whole, in which the group formed by coordinators and nursing professionals discuss the perspectives, meanings and contributions of the experienced process and weave an analysis about the different pedagogical practices of EPS performed during in-service training. From this study, we understand that it is necessary to invest and further enhance EPS activities, as well as to analyze the daily problems of the hospital environment and the process of labor valorization.
Palavras-chave: Educação permanente
Oficinas
Saúde
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6437
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULA.pdf7,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.