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Tipo: Tese
Título: Emoção e cognição no ensino e aprendizagem: análise de uma prática pedagógica à luz de aspectos de teóricos da teoria histórico-cultural da atividade
Autor(es): Santos, Dionei Ruã dos
Primeiro Orientador: Araújo, Maria Cristina Pansera de
Resumo: A pesquisa insere-se na Linha 1, Desenvolvimento de Currículo e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Os aspectos socioemocionais no desenvolvimento humano, contam, relativamente, com poucas pesquisas que investigam seu papel nos processos de ensino e aprendizagem. Esta tese objetivou investigar as relações da emoção com a cognição, nos processos de ensino e aprendizagem, a partir da análise de uma prática pedagógica no ensino de Física, com a perspectiva dos conceitos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Buscou-se responder à questão: Qual a relação das emoções com o sentido da ação dos sujeitos em atividade na sala de aula? A hipótese é que as emoções, em sua relação com os processos cognitivos, podem alienar o sujeito em relação ao real sentido de sua ação e alterar o nível de “ação” para “operação”, ou seja, de consciente para inconsciente, resultando em prejuízos para o aprendizado. Neste caso, a habilidade socioemocional mais importante a ser desenvolvida seria a capacidade de gerir suas próprias emoções, na relação com os processos cognitivos. A fundamentação teórica do estudo foi a teoria histórico-cultural da atividade, principalmente por meio das formulações teóricas de Leontiev e, ainda, com importantes contribuições de Vigotski, Davidov e Engeström. A pesquisa de natureza qualitativa teve como procedimentos de construção de dados observação, áudio e videogravação de uma aula de Física, com registros no Diário de Campo do professor pesquisador, e, ainda entrevista em um grupo focal. A aula foi desencadeada com tirinhas de histórias em quadrinhos como instrumento didático. Destacou-se como eficiente recurso pedagógico para criar a necessidade, na perspectiva do ensino desenvolvimental, em que os alunos entram em atividade se tiverem motivos (sociais/individuais) para aprender. Os dados das transcrições foram analisados com ênfase no conceito de alienação, nas atividades de ensino e de estudo desenvolvidas. As reflexões também transitaram pela questão da alienação docente em diálogo com as contradições históricas e a influência das emoções nesses processos. Em relação à questão de pesquisa percebeu-se que quando o sentido da ação desenvolvido pelo aluno não coincide com o motivo da atividade, identificamos evidências de alienação. As emoções podem ser propulsoras deste processo de alienação ao criarem necessidades distintas que não se relacionam com o motivo da atividade. Destacou-se também a constatação de que a habilidade socioemocional mais significativa a ser desenvolvida seria a capacidade de gerir suas próprias emoções, que permitiria ao aluno superar os processos de alienação e criar necessidades conectadas ao motivo da atividade que participa. A perspectiva da aprendizagem por expansão permitiu o entendimento de que as tensões desempenham papel fundamental na relação das emoções com os processos cognitivos do aprendizado. Dessa forma, as tensões, no seu diálogo com as emoções, são fundamentais para colocar o sujeito em atividade, seja na perspectiva das transformações da atividade inicial, criando um novo objeto, seja desenvolvendo o sistema de atividade inicial. Conclui-se que as tensões, quando bem administradas pelo professor, podem criar a necessidade nos alunos e conectá-la ao motivo da atividade. Um aspecto emocional pode auxiliar a atribuição de sentido à ação do aluno, que se torna mais efetiva na medida em que as tensões, acompanhadas de suas superações, colocam-no como cocriadores da atividade que participam. Assim, conclui-se que também cabe à escola oportunizar aos alunos o desenvolvimento da consciência de si e da autoconsciência para que possam diagnosticar, analisar e direcionar conscientemente suas emoções na relação com o motivo das atividades que integra, abordando a superação da alienação como condição do próprio desenvolvimento.
Abstract/Resumen: The given research is part of Line 1, Curriculum Development and Teacher Training, of the Graduate Program in Science Education at the Regional University of the Northwest of the State of Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). The socio-emotional aspects of human development have relatively little research that investigates their role in the teaching and learning processes. This thesis aimed to investigate the relationship between emotion and cognition, in the teaching and learning processes, from the analysis of a pedagogical practice in the teaching of Physics, with the perspective of the concepts of the Historical-Cultural Activity Theory. We sought to answer the question: What is the relationship between emotions and the sense of action of the subjects active in the classroom? The hypothesis is that emotions, in their relationship with cognitive processes, can alienate the subject in relation to the real sense of his action and change the level of “action” to “operation”, that is, from conscious to unconscious, resulting in damage to learning. In this case, the most important socioemotional skill to be developed would be the ability to manage your own emotions, in relation to cognitive processes. The theoretical basis of the study was the historical-cultural theory of the activity, mainly through Leontiev's theoretical formulations and, still, with important contributions by Vigotski, Davidov and Engeström. The research of qualitative nature had as procedures of construction of data observation, audio and video recording of a Physics class, with records in the field diary of the researcher professor, and, still, interview in a focus group. The class was triggered with comic strips as a teaching tool. It stood out as an efficient pedagogical resource to create the need, in the perspective of developmental teaching, in which students enter into activity if they have (social/individual) reasons to learn. The transcription data were analyzed with emphasis on the concept of alienation, in the teaching and study activities developed. The reflections also moved through the issue of teacher alienation in dialogue with historical contradictions and the influence of emotions in these processes. Regarding the research question, it was noticed that when the student's sense of action does not match the reason for the activity, we identified evidence of alienation. Emotions can drive this alienation process by creating distinct needs that are not related to the reason for the activity. It was also highlighted that the most significant socioemotional skill to be developed would be the ability to manage their own emotions, which would allow the student to overcome the processes of alienation and create needs connected to the reason for the activity he participates in. The perspective of learning by expansion allowed the understanding that tensions play a fundamental role in the relationship between emotions and cognitive learning processes. Thus, tensions, in their dialogue with emotions, are fundamental to put the subject in activity, either in the perspective of the transformations of the initial activity, creating a new object, or developing the initial activity system. It is concluded that tensions, when well managed by the teacher, can create a need in students and connect it to the reason for the activity. An emotional aspect can help to assign meaning to the student's action, which becomes more effective as tensions, accompanied by their overcoming, place them as co-creators of the activity they participate in. Thus, we conclude that it is also up to the school to provide students with the development of self-awareness and self-awareness so that they can diagnose, analyze and consciously direct their emotions in relation to the reason for the activities they integrate, addressing the overcoming of alienation as a condition development itself.
Palavras-chave: Competências socioemocionais.
Afetividade.
Aprendizagem expansiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Sigla da Instituição: UNIJUÍ
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6450
Data do documento: Mai-2020
Nível: Doutorado
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