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Tipo: Monografia
Título: Motivos, afetos e cognição na formação inicial de professores para a infância: um olhar a partir da teoria histórico - cultural
Autor(es): Oliveira, Elisandra Tamanho de
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Primeiro membro da banca: Silva, Amanda Trindade Castro da
Segundo membro da banca: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC). Tal estudo se ocupou de investigar a relação afeto-cognição no âmbito da formação inicial de professores para a infância, tendo como recorte o Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso de pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó (SC). O olhar epistêmico é pautado no materialismo histórico-dialético, matriz de referência da Teoria Histórico-Cultural de desenvolvimento humano, base teórica mediadora das análises neste estudo. Sob este enfoque, o objeto e o conhecimento produzido sobre o mesmo, são tomados a partir dos princípios da dialética materialista-histórica, considerados, portanto, sob a lógica do movimento interativo entre totalidade, contradição e mediação. Sob esta orientação e tendo presente os limites deste estudo, sobretudo os temporais, em termos de procedimento metodológico para coleta de dados, este trabalho pautou-se pela análise documental. Desse modo, tal pesquisa, pretendeu compreender e analisar, a partir do PPC do curso, os modos e formas de apropriação/afeição, as marcas afetivo-cognitiva que se manifestam no documento que rege o curso de formação inicial. Considerando nessa análise: a) o perfil do egresso; e b)Referenciais Orientadores (Ético-Políticos, Epistemológicos, Didático-pedagógicos) da matriz curricular de 20191 do curso de Pedagogia da UFFS, Campus Chapecó, que é o arcabouço que permitiu as análises pautadas nos conceitos trazidos pelos autores da Escola de Vigotski e estudiosos que constituem o referencial teórico com conceitos fundamentais, como por exemplo, a unidade afetivo-cognitiva e a atividade humana, que ajudam na análise e compreensão dos dados qualitativo/quantitativo emergentes do campo da pesquisa. Nestes termos, é possível inferir acerca de uma conclusão provisória indicativa de coerência teórico- metodológica com a teoria histórico-cultural que pensa os sujeitos em sua integralidade, isto é, sem desvincular os motivos, afetos e emoções das apropriações historicamente construídas, da sua atividade. Bem como, tais resultados apontam para a necessidade de novas pesquisas no âmbito da organização pedagógica, das relações metodológicas e da matriz curricular tendo em vista a importância da formação de perfil de professores para a infância que estejam integrados na relação afeto-cognição.
Abstract/Resumen: Ce travail est le résultat d’une recherche de travail de fin d’études . Une telle étude s’est occupée d’étudier la relation affecto-cognition dans le cadre de la formation initiale des enseignants pour l’enfance, ayant comme dessin le Projet politique pédagogique (PPC) du cours de pédagogie de Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó (SC). Le regard épistémique est guidé par le matérialisme historico-dialectique, matrice de référence de la théorie historico-culturelle du développement humain, base théorique médiatrice des analyses dans cette étude. Sous cette approche, l’objet et la connaissance qui en résulte sont pris à partir des principes de la dialectique matérialiste historique, considérés donc sous la logique du mouvement interactif entre la totalité, la contradiction et la médiation. Sous cet orientation et en tenant compte des limites de cette étude, en particulier des délais, en termes de procédure méthodologique pour la collecte de données, ce travail s’est basé sur l’analyse de documents. De cette façon, cette recherche a voulu comprendre et analyser, à partir du PPC du cours, les modes et formes d’appropriation/affection, les marques affectives- cognitives qui se manifestent dans le document qui régit le cours de formation initiale. considérant dans cette analyse : a) le profil de l’étudiant diplomé; et b)les Repères Directeurs (Éthiques-Politiques, Épistémologiques, Didactiques-pédagogiques) de la matrice pédagogique 2019 du cours de Pédagogie de UFFS, Campus Chapecó, qui est le cadre qui a permis les analyses guidées sur les concepts apportés par les auteurs de l’École de Vigotski et les chercheurs qui constituent le référentiel théorique avec des concepts fondamentaux, tels que l’unité affective-cognitive et l’activité humaine, qui aident à l’analyse et à la compréhension des données qualitatives/quantitatives émergentes du domaine de la recherche. En ces termes, il est possible de déduire sur une conclusion provisoire indicative de cohérence théorique et méthodologique avec la théorie historico-culturelle qui pense les sujets dans leur intégralité, c’est-à-dire sans dissocier les motifs, affections et émotions des appropriations historiquement construites, de leur activité. De même, ces résultats soulignent la nécessité de nouvelles recherches dans le cadre de l’organisation pédagogique, des relations méthodologiques et de la matrice des programmes, compte tenu de l’importance de la formation du profil des enseignants pour l’enfance qui sont intégrés dans la relation affecto- cognition.
Palavras-chave: Educação superior
Formação de professores
Ensino infantil
Desenvolvimento do brincar
Desenvolvimento humano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6456
Data do documento: 26-Fev-2023
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