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Tipo: Monografia
Título: Inserção das atividades de extensão e cultura nos cursos de graduação em enfermagem: um olhar fundamentado na Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 7, de 18 de dezembro de 2018
Autor(es): Kaiser, Ana Bell Nyland
Primeiro Orientador: Maestri, Eleine
Primeiro membro da banca: Tombini, Larissa Hermes Thomas
Segundo membro da banca: Fassina, Alexandre Luis
Resumo: O Plano Nacional de Educação 2014-2024 instituído pela Lei 13.005 de 25 de junho de 2014 prevê, em sua meta 12.7, a curricularização da extensão, do qual 10% da carga horária total do curso de graduação deve ser destinada para esse fim. A Resolução CNE nº 7 de 18 de dezembro de 2019, estabelece as diretrizes e regulamenta o disposto na meta 12.7. Diante disso, visando a importância da extensão sobre o compromisso social de que as instituições possuem, este trabalho teve como objetivo identificar como os cursos de Graduação em Enfermagem propõem a inserção das atividades de extensão e cultura no currículo para atender a Resolução nº 7. Tratase de um estudo de natureza exploratória do tipo documental, com uma abordagem qualitativa. Para a coleta foi realizada uma pesquisa pública nos meses de novembro/2022, dezembro/2022 e janeiro/2023, para a busca de Projetos Pedagógicos de Curso de Graduação em Enfermagem, que já realizaram a atualização, tendo sido encontrados o total de nove PPC, cuja leitura resultou no conhecimento das resoluções internas de cada instituição, visando assim a autonomia de que as mesmas possuem. Da mesma forma, foram identificadas as estratégias utilizadas por cada curso de Enfermagem para a inserção de Extensão e cultura em seus currículos. Conclui-se que as atividades da curricularização da extensão e cultura precisam ser mais detalhadas nos PPC dos cursos analisados, com destaque ao esclarecimento sobre a forma como curso de graduação vai realizar a inserção, e como serão creditadas as horas no currículo dos acadêmicos. Cabe destacar a relevância da curricularização da extensão e cultura na educação superior brasileira, já que o movimento reafirma o compromisso social das instituições com as comunidades onde se inserem.
Abstract/Resumen: The National Education Plan 2014-2024 established by Law 13,005 of June 25, 2014 provides, in its goal 12.7, the curricularization of extension, of which 10% of the total workload of the undergraduate course must be destined for this purpose. CNE Resolution No. 7 of December 18, 2019, establishes the guidelines and regulates the provisions of target 12.7. Therefore, aiming at the importance of extension on the social commitment that institutions have, this work aimed to identify how Nursing Undergraduate courses propose the inclusion of extension and culture activities in the curriculum to comply with Resolution nº 7. This is an exploratory study of a documentary type, with a qualitative approach. For the collection, a public survey was carried out in the months of November/2022, December/2022 and January/2023, to search for Pedagogical Projects of the Undergraduate Course in Nursing, which have already been updated, having found a total of nine PPC , whose reading resulted in the knowledge of the internal resolutions of each institution, thus aiming at the autonomy that they possess. Likewise, the strategies used by each Nursing course to insert Extension and culture in their curricula were identified. It is concluded that the extension and culture curricularization activities need to be more detailed in the PPC of the analyzed courses, with emphasis on clarifying how the undergraduate course will carry out the insertion, and how the hours will be credited in the academic curriculum. It is worth highlighting the relevance of the extension and culture curriculum in Brazilian higher education, since the movement reaffirms the social commitment of institutions with the communities where they operate.
Palavras-chave: Plano Nacional de Educação
Extensão comunitária
Ensino superior
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6460
Data do documento: 15-Fev-2023
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