Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6470
Tipo: Dissertação
Título: Biopolítica no currículo na área do ensino das ciências da natureza e suas tecnologias: vida e saúde no trabalho
Autor(es): Pedrolo, Rodrigo
Primeiro Orientador: Nicolay, Deniz Alcione
Primeiro membro da banca: Chaves, Taniamara Vizzotto
Segundo membro da banca: Rigo, Neusete Machado
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida através da organização de três artigos que formam os capítulos. Nesse sentido, o objetivo de investigação é analisar o currículo no ensino das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNTs) acerca da gestão da vida e saúde do aluno trabalhador, através do Itinerário Formativo (IF) saúde, proposto no Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM), à luz da biopolítica foucaultiana. Inicialmente, no artigo “Compreensões da perspectiva foucaultiana no currículo no ensino de ciências – um levantamento bibliográfico”, é realizada uma pesquisa, no portal de periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em artigos com avaliação qualis A1 à B2 que desenvolvem a perspectiva foucaultiana através da aproximação ou afastamento em temas como: vida e saúde no trabalho, a fim de estimular o pensamento sobre o currículo no ensino de ciências. Já no artigo “A temática saúde no currículo no ensino das ciências da natureza e suas tecnologias: implicações da perspectiva foucaultiana”, é desenvolvido o pensamento da temática saúde presente no currículo no ensino das CNTs, através das contribuições do RCGEM, no olhar à saúde do aluno trabalhador, perfazendo mecanismos necessários para que haja a gestão dessa saúde, através do auxílio da obra foucaultiana Nascimento da biopolítica (2004). Já no artigo “Em defesa da Vida: currículo e biopolítica”, é realizado um estudo do conceito da biopolítica foucaultiana por meio dos livros Em defesa da sociedade (2010) e Segurança, território e população (2008) no pensamento do currículo no ensino das CNTs sobre as formas de regulamentação da vida do aluno trabalhador. Como procedimento metodológico, foi utilizado, nos três artigos, o conceito foucaultiano de arquivo, formado pelos enunciados e que, consequentemente, constituem os discursos. Por fim, espera-se que o tema vida e saúde do trabalhador seja discutido no currículo no ensino das CNTs, com o auxílio do IF saúde, proposto no RCGEM, para que se compreenda a regulamentação biopolítica na gestão da vida e da saúde dos discentes trabalhadores e, por consequência, haja a preservação dessas condições dos alunos.
Abstract/Resumen: This dissertation is developed through the organization of three articles that form the chapters. In this sense, the research objective is to analyze the curriculum in the teaching of Natural Sciences and its Technologies (CNTs) about the management of the life and health of the working student, through the Formative Itinerary (IF) health, proposed in the Gaucho Curriculum Reference Medium (RCGEM), in the light of Foucauldian biopolitics. Initially, in the article “Understandings of the Foucauldian perspective in the curriculum in science teaching - a bibliographic survey”, a search is carried out, in the journal portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in articles with qualis evaluation A1 to B2 that develop the Foucauldian perspective by approaching or withdrawing from topics such as: life and health at work, in order to stimulate thinking about the curriculum in science teaching. In the article “The health theme in the curriculum in the teaching of natural sciences and their technologies: implications of the Foucauldian perspective”, the thought of the health theme present in the curriculum in the teaching of CNTs is developed, through the contributions of the RCGEM, in the look at health of the working student, creating the necessary mechanisms for the management of this health, through the help of Foucauldian work Birth of biopolitics (2004). In the article “In Defense of Life: curriculum and biopolitics”, a study of the concept of Foucauldian biopolitics is carried out through the books In Defense of Society (2010) and Security, Territory and Population (2008) in the thought of the curriculum in the teaching of CNTs on the ways of regulating the life of the working student. As a methodological procedure, the Foucauldian concept of archive was used in the three articles, formed by the utterances and which, consequently, constitute the discourses. Finally, it is expected that the topic life and health of the worker will be discussed in the curriculum in the teaching of the CNTs, with the help of the IF health, proposed in the RCGEM, so that the biopolitical regulation in the management of the life and health of students is understood workers and, consequently, there is the preservation of these conditions of the students.
Palavras-chave: Currículo
Biopolítica
Ensino
Ciência
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6470
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDROLO.pdf712,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.