Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6471
Tipo: Dissertação
Título: A paleontologia no ensino de ciências a partir dos documentos curriculares e dos livros didáticos
Autor(es): Costa, Carolina Farias da
Primeiro Orientador: Scheid, Neusa Maria John
Primeiro membro da banca: Leite, Fabiane de Andrade
Segundo membro da banca: Goldschmidt, Andréa Inês
Resumo: A Paleontologia é um tema que pertence à área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e se compromete a entender e buscar compreensões sobre o passado no Planeta Terra, concebendo o comportamento de seres vivos e/ou sua evolução, além de estudar, também, características e eventos ambientais que ocorreram. O ensino da Paleontologia está, atualmente, ao encargo do componente de Ciências Naturais, assim como pode ser estudado de maneira interdisciplinar, sendo abordado em discussões envolvendo a geografia, a história, a sociologia, entre outros, na Educação Básica. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o tema sobre fósseis, assunto ao qual pertence a Paleontologia, é abordado no 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo da Paleontologia é necessário, pois aborda questões evolutivas, seu papel e porque é importante estudá-la, uma vez que só entendendo o passado poderemos compreender o futuro. Possibilita ao aluno, igualmente, uma consciência mais ambiental, pois se compromete a estudar os eventos ambientais que ocorreram ao longo do tempo e como isso pode afetar a vida e a permanência de um organismo em determinado ambiente. Diante desse contexto, o objetivo geral foi investigar a abordagem de Paleontologia no ensino de Ciências a partir do currículo preconizado na BNCC, no RCG e nos LDs. Primeiramente investigou-se nos dois documentos norteadores da educação no país – a BNCC e o RCG –, como o assunto referente à Paleontologia está presente nesses documentos. Na segunda etapa buscou-se como o tema atualmente está sendo trabalhado, por meio de buscas em teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileiras de Teses e Dissertações (BDTD). Por último, e não menos importante, foi realizada a análise dos LDs de Ciências utilizados no 6º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) (BRASIL, 2020) que estão sendo utilizados por alunos e professores até o momento. Analisando a BNCC e o RCG pode-se compreender que o tema relacionado à Paleontologia é trazido nesses dois documentos de forma ainda considerada insuficiente e incompleta, impossibilitando uma discussão mais apurada sobre o assunto. No que se refere às pesquisas envolvendo o Ensino de Paleontologia, pode-se constatar que, até o momento em que a pesquisa ocorreu, não se tem um número significativo de investigações direcionadas para discussão desse tópico. Com a análise dos LDs aprovados pelo PNLD (BRASIL, 2020), percebemos que, de nove coleções, apenas três receberam o conceito máximo em cinco ou mais das oito dimensões analisadas, colocando-se como adequadas para a discussão em referência ao tema. As demais, para a discussão em torno da Paleontologia, se colocam como regulares ou incompletas, impossibilitando uma discussão mais ampla do tema, além de não darem suporte teórico e metodológico a professores e alunos. Pode-se concluir que ainda há muito o que melhorar quanto ao Ensino de Paleontologia, mesmo com a área crescendo atualmente, seja pelas pesquisas ou por intermédio das mídias, trazendo cada vez mais esse assunto. É necessário que se desenvolva o interesse das pessoas pela área, pelo seu ensino, desde a Educação Básica e, principalmente, nos LDs, que são materiais muito usados e de grande referência para professores e alunos.
Abstract/Resumen: Paleontology is a theme that belongs to the area of Nature Sciences and its technologies and undertakes to understand and seek understandings about the past on planet Earth, conceiving the behavior of living beings and/or their evolution, as well as studying characteristics as well and environmental events that occurred. The teaching of paleontology is currently in charge of the component of natural sciences, as can be studied in an interdisciplinary manner, being addressed in discussions involving geography, history, sociology, among others, in basic education. According to the Common Curriculum National Base (BNCC), the theme on fossils, which belongs to paleontology, is addressed in the 6th grade of elementary school. The study of paleontology is necessary because it addresses evolutionary issues, its role and why it is important to study it, since only understanding the past we can understand the future. It also enables the student a more environmental consciousness, as he commits to study the environmental events that have occurred over time and how it can affect the life and permanence of an organism in each environment. Given this context, the general objective was to investigate the approach to paleontology in science teaching from the recommended curriculum in the BNCC, the RCG (State of Rio Grande do Sul Curriculum Reference), and the LDs. Firstly, he was investigated in the two guiding documents of education in the country, the BNCC and the RCG, like the theme regarding paleontology is present in these documents. In the second stage, the theme was currently being worked on, through search in theses and dissertations at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Finally, and not least, the analysis of the science textbooks (LDs) in the 6th grade of elementary school approved by the National Plan of the Textbook (PNLD) (Brazil, 2020) that are being used by students and teachers so far. Analyzing the BNCC and the RCG it can be understood that the theme related to paleontology is brought in these two documents still considered insufficient and incomplete, making it impossible for a more accurate discussion on the subject. Regarding research involving paleontology teaching, it can be seen that, until the moment the research has occurred, there is no significant number of investigations directed to discuss this topic. With the analysis of LDS approved by PNLD (Brazil, 2020), we realized that from nine collections, only three received the maximum concept in five or more of the eight dimensions analyzed, placing themselves as suitable for the discussion in reference to the theme. The others, for the discussion around paleontology, place themselves as regular or incomplete, making it impossible for a broader discussion of the subject, and do not give theoretical and methodological support to teachers and students. It can be concluded that there is still much to improve on paleontology teaching, even with the area currently growing, whether by research or through the media, increasingly bringing this subject. It is necessary to develop the interest of people in the area, in their teaching, from basic education and, especially, in LDs, which are widely used materials and of great reference for teachers and students.
Palavras-chave: Currículo
Livro didático
Ensino
Paleontologia
Fósseis
Biologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6471
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.