Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6472
Tipo: Dissertação
Título: O corpo humano no ensino de ciências: do biológico ao sociocultural
Autor(es): Maronn, Tainá Griep
Primeiro Orientador: Rigo, Neusete Machado
Primeiro membro da banca: Nicolay, Deniz Alcione
Segundo membro da banca: Souza, Nádia Geisa Silveira de
Resumo: Os estudos sobre o corpo no campo da cultura e da educação se apresentam com relevância na contemporaneidade e, por isso, representam grande importância para os currículos escolares, perpassando todos os componentes curriculares, por meio de discursos e de práticas de ensino. De maneira geral, na área das Ciências da Natureza, ao longo da história, o estudo sobre o corpo humano tem se restringido ao viés biológico focando a anatomia e a fisiologia, limitando-se à abordagem dos órgãos e suas respectivas funções. Contudo, o conhecimento acerca do corpo humano na escola não pode se restringir apenas à perspectiva biológica, porque ele é uma construção que envolve aspectos socioculturais, incluindo problemáticas presentes na vida dos alunos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo problematizar as abordagens do corpo assentadas na perspectiva biológica no Ensino de Ciências (EC). Como objetivos específicos temos: discutir as abordagens sobre o corpo, apresentadas em pesquisas e referenciais teóricos, para refletir sobre as representações de corpo construídas discursivamente; analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Livros Didáticos (LDs) de Ciências, para problematizar as construções discursivas sobre o corpo que compõem estes documentos e refletir sobre as subjetividades que podem ser produzidas a partir deles. Esse estudo, está vinculado à linha 1 do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), e possui uma abordagem teórico-metodológica qualitativa, identificando-se com estudos pós-críticos e teorizações pós-estruturalistas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, dividida em três etapas. A primeira e a segunda constituem-se em pesquisas bibliográficas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando as dissertações e teses sobre o corpo humano no EC, no ensino fundamental, disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Na segunda etapa, devido aos trabalhos já estarem apontando para uma perspectiva sociocultural do corpo e apresentando alguns referencias teóricos, optamos por analisá-los a partir dos aportes teóricos elaborados por Foucault e Le Breton e, também, pelo campo dos Estudos Culturais, considerando a abordagem sobre o corpo para além do viés biológico, incluindo uma perspectiva sociocultural e política. Na terceira e última etapa, foi realizada uma pesquisa documental na BNCC e nos LDs, utilizando o conceito foucaultiano discurso como ferramenta teórico-metodológica para problematizar como o corpo humano é apresentado no EC, no ensino fundamental. Os resultados apontam que há uma crítica, tanto ao EC quanto ao currículo escolar referente ao ensino do corpo restrito à sua concepção biológica, sugerindo ampliar seus estudos para um viés sociocultural. A análise da BNCC e dos LDs apresentou a predominância de discursos biológicos sobre o corpo humano, porém com indicativos de um enfoque sociocultural sobre os estudos do corpo, relacionados à sexualidade e às questões de gênero. A importância dessa ampliação do estudo sobre o corpo no EC contribui para que o currículo escolar contemple questões mais voltadas para as problemáticas sociais que os alunos vivenciam, contribuindo para a formação humana, pois sobre o corpo operam padrões e valores sociais, e, também, marcas de tempo e de espaço.
Abstract/Resumen: Studies on the body, in the field of culture and education, present themselves with relevance in contemporary times and, therefore, represent great importance for school curricula, permeating all curriculum components, through their teaching practices. In general, in the area of Natural Sciences, throughout history, the study of the human body has been restricted to a biological bias, focusing on anatomy and physiology, limiting the approach to organs and their respective functions. However, knowledge about the human body is not restricted to the biological perspective, because it is a construction that involves sociocultural aspects, including issues present in students' lives. Thus, this research aims to understand how the human body is presented under different approaches in Science Teaching, in elementary school. This study is linked to line 1 of the Graduate Program in Science Teaching (PPGEC), and has a qualitative theoretical-methodological approach, identifying itself with post-critical studies and poststructuralist theorizations. Methodologically, it is a qualitative research, bibliographical and documentary, divided into three stages. The first and second consist of bibliographical research. Initially, a bibliographic research was carried out considering the dissertations and theses on the human body in CE, in elementary school, available electronically at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). In the second stage, as the works are already pointing to a sociocultural perspective of the body and presenting some theoretical references, we chose to analyze them from the theoretical contributions elaborated by Foucault and Le Breton and also by the field of Cultural Studies, considering the approach to the body beyond the biological bias, including a sociocultural and political perspective. In the third and last stage, a documental research was carried out in Textbooks (LDs) and in the Common National Curriculum Base (BNCC), using the Foucaultian concept of discourse as a theoreticalmethodological tool to problematize how the human body is presented in Science Teaching, in Elementary School. The results point out that there is a criticism, both to CE and to the school curriculum, regarding the teaching of the body restricted to its biological conception, suggesting to expand their studies to a sociocultural bias. The analysis of the BNCC and the LDs showed the predominance of biological discourses about the human body, but with indications of a sociocultural focus on studies of the body, related to sexuality and gender issues. The importance of this expansion of the study on the body in EC contributes to the school curriculum contemplating issues more focused on the social problems that students experience, contributing to human formation, because social standards and values operate on the body, and also, time and space mark.
Palavras-chave: Currículo
Livro didático
Corpo humano
Sexualidade
Gêneros (grupos sociais)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6472
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARONN.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.