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Type: Monografia
Title: Rompendo o teto de vidro: a trajetória das lideranças femininas catarinenses e seus pontos correlatos
Author: Martin, Isabela Pim Portela
First advisor: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
metadata.dc.contributor.referee1: Tecchio, Edivandro Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Tonin, Graziela Simone
Resume: Este estudo objetivou analisar a trajetória de lideranças empresariais femininas catarinenses e seus pontos correlatos. Para a pesquisa foram adotados aspectos metodológicos que a caracterizam com uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, onde a seleção dos sujeitos aconteceu através de uma amostragem não-probabilística por conveniência. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de dezenove entrevistas com mulheres líderes empresariais, distribuídas entre as maiores cidades de Santa Catarina, utilizando-se da metodologia de história oral. Com relação aos resultados do estudo, a pesquisa permitiu identificar e caracterizar as lideranças com base em fatores sociais, organizacionais e individuais, analisando e expondo as principais barreiras vivenciadas em suas trajetórias, discutindo as características da liderança feminina, suas percepções quanto a desigualdade de gênero, estratégias para ultrapassar as dificuldades impostas, a vivência quanto ao fenômeno da impostora e os principais aprendizados adquiridos até que elas ocupem seus cargos atuais. Assim sendo, sugere-se a ampliação deste estudo para outras cidades e estados, maximizando a utilização dos dados coletados para a formatação de percepções para o desenvolvimento de cenários correlatos que corroborem para a ascensão de novas lideranças femininas nas organizações.
Abstract: This study aimed to analyze the trajectory of female business leaders in Santa Catarina and their related points. The research adopted methodological aspects that characterize it as a qualitative and descriptive nature, where the selection of subjects occurred through a non-probabilistic sampling for convenience. Data collection was carried out through the application of nineteen interviews with women business leaders, distributed among the largest cities in Santa Catarina, using the oral history methodology. In terms of the study results, the research allowed us to identify and characterize the leadership based on social, organizational and individual factors, analyzing and exposing the main barriers experienced in their trajectories, discussing the characteristics of female leadership, their perceptions of gender inequality, strategies to overcome imposed difficulties, the experience of the impostor phenomenon and the main lessons learned until they occupy their current positions. Therefore, it is suggested to expand this study to other cities and states, maximizing the use of collected data to formulate perceptions for the development of related scenarios that support the rise of new female leaders in organizations.
Keywords: Mulheres
Liderança
Empresas
Administração
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6490
Issue Date: 24-Feb-2023
Appears in Collections:Administração

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