Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6496
Tipo: Monografia
Título: A literatura e o ato de ler para/com o outro no contexto do Congresso Brasileiro de Leitura: compreensões sobre os caminhos para a formação de leitores
Autor(es): Mello, Gabriela Machado
Machado, Marizangela Brigida
Primeiro Orientador: Caracelli Scherma, Camila
Primeiro membro da banca: Beltrame, Lisaura Maria
Segundo membro da banca: Petry, Oto João
Resumo: A partir de um contexto de pensar a literatura como lugar de interação e de problematizar as possibilidades de interlocução com a palavra literária e considerando a importância de eventos científicos para a construção das compreensões acerca desta temática, elegemos o Congresso Brasileiro de Leitura – COLE – como fonte para olharmos os trabalhos e pesquisas acadêmicas acerca da formação do gosto pela leitura e do ato de ler para/com o outro nos processos de formação de leitores. Desse modo, este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo geral de compreender como as relações entre o ato de ler para/com o outro e a formação do gosto pela leitura da palavra literária são tratados ao longo das 23 edições do Congresso Brasileiro de Leitura – COLE. Para construirmos as compreensões acerca deste objetivo geral, organizamos três objetivos específicos: a) Compreender pressupostos teóricos da relação da leitura para/com o outro; b) Estudar possíveis relações entre do ato de ler para/com o outro e a formação do gosto pela leitura da palavra literária; c) Construir um panorama de como a relação da leitura para/com o outro e a formação do gosto pela leitura da palavra literária vem sendo discutida em edições do COLE. O processo de compreensão se construiu com base na perspectiva sócio-interacionista da linguagem, utilizando a metodologia do cotejamento proposto por Mikhail Bakhtin e pelo círculo Bakhtiniano. Além disso, tomamos as proposições acerca da leitura de autores como Paulo Freire e João Wanderley Geraldi. Um dos principais resultados alcançados por esta pesquisa foi a compreensão de diferentes possibilidades de construção do gosto pela leitura e a leitura para o outro como um lugar potente de encontro de palavras.
Abstract/Resumen: From a context of thinking of literature as a place of interaction and problematizing the possibilities of interlocution with the literary word and considering the importance of scientific events for the construction of understandings about this theme, we chose the Congresso de Leitura do Brasil – COLE – as source to look at works and academic research about the formation of a taste for reading and the act of reading to/with the other in the processes of formation of readers. Thus, this course conclusion work has the general objective of understanding how the relations between the act of reading to/with the other and the formation of a taste for reading the literary word are treated throughout the 23 editions of the Congresso Brasileiro de Leitura – COLE. In order to build understandings about this general objective, we organized three specific objectives: a) Understanding theoretical assumptions of the reading relation to/with the other; b) Study possible relationships between the act of reading to/with the other and the formation of a taste for reading the literary word; c) Build an overview of how the relationship of reading to/with the other and the formation of a taste for reading the literary word has been discussed in COLE editions. The understanding process was built based on the socio-interactionist perspective of language, using the comparison methodology proposed by Mikhail Bakhtin and by the Bakhtinian Circle. In addition, we take the propositions about the reading of authors such as Paulo Freire and João Wanderley Geraldi. One of the main results achieved by this research was the understanding of different possibilities for building a taste for reading and reading for others as a powerful place for word meeting.
Palavras-chave: Leitura
Ensino e aprendizagem
Literatura
Congresso Brasileiro de Leitura
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6496
Data do documento: 1-Mar-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELLO.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.