Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6497
Tipo: Monografia
Título: A "afetividade" nos processos de ensino-aprendizagem na e da alfabetização: desafios e possibilidades em contextos de inovação educacional
Autor(es): Tamioso, Naira
Primeiro Orientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Primeiro membro da banca: Alves, Solange Maria
Segundo membro da banca: Slongo, Iône Inês Pínson
Resumo: O estudo em tela ancora-se em desafios, percepções e demandas inerentes aos processos de ensinar e aprender, observados e operacionalizados na condição de estudante em processo de formação inicial no Curso de Pedagogia em atenção à docência na alfabetização. Em decorrência disso, definimos como problema desta pesquisa: o que apontam as produções científicas nacionais, no concernente a afetividade, a emoção e o cuidado em contextos de inovação educacional? E como estes estudos se ocupam da perspectiva da alfabetização/letramento dos anos iniciais do ensino fundamental? São propósitos deste refletir acerca do exposto, tendo em vista a importância de acolher o ser humano em processo de humanização e aprendizagem na sua diversidade e singularidades ao ingressar no Ensino Fundamental I. Em razão disso, definimos como objetivo geral: Identificar e analisar a produção científica nacional relativa a abordagens de emoção/afetividade/cuidado e a inovação educacional atentas a processos de alfabetização/letramento destinados aos anos iniciais do ensino fundamental. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que, de acordo com Severino (2002), apresenta os caminhos e opções a serem adotadas no decorrer da pesquisa, também, aqui, denominada de estado do conhecimento, conforme Ferreira (2002). Quanto aos resultados, foram localizados e catalogados 17 (dezessete) trabalhos de diferentes gêneros acadêmicos, provenientes da base eletrônica do IBICT, capturados com expressões de busca previamente definidas, situados em recorte temporal 2010-2022. No tocante à busca e aos resultados, podemos afirmar que há uma inquietude nascente em relação à temática/problemática ensejada. Há autores de renome em ambas as áreas, alfabetização e afetividade e suas interfaces, atentos às peculiaridades de um processo de desenvolvimento humano impactado e que impacta nos processos de aprendizagem particularmente das crianças em fase inicial de escolarização, subsidiados pela atenção a afetividade/cuidado/inovações. No entanto, ensejamos, a partir de uma análise inicial, a identificação de aspectos relativos à discussão produzidos a partir do início desta década, no durante e no pós-pandemia, o que ainda não ocorreu. Reiteramos a necessidade de continuidade de estudos desta natureza, subsidiadas pela sinalização advinda da categoria da produção acessada e das categorias inferenciais capturadas das discussões inventariadas descritas em: abordagens de emoção/afetividade/cuidado e a inovação educacional; as dificuldades de aprendizagem e a relação, emoção/afetividade/cuidado e a inovação educacional; afetos e cuidados com o(a) docente na alfabetização; inovações e aspectos inovadores nas práticas formativas da alfabetização/letramento.
Abstract/Resumen: The study on screen, anchors itself in challenges perceptions and demands inherent in the processes of teaching and learning, observed and operationalized in the condition ofstudent in the process of initial training in the Pedagogy Course in attention to teaching in literacy. As a result, we defined the problem of this research as follows: what do the national scientific productions indicate, regarding affectivity, emotion and care in contexts of educational innovation? And how do these studies deal with the perspective of literacy/learnedness in the early years of elementary school? The purposes of this are, to reflect on the above, in view of the importance of welcoming the human being in the process of humanization and learning in the drought diversity and singularities when entering Elementary School 1. Because of this, define you as a general subject: Idetufy and analyze the national scientific production relating to approaches to emotion/afectivity/care and educational innovation attentive to literacy processes aimed at the early years of elementary school. As for the methodology, it is na exploratory bibliographic research that, according to Severino (2002) presents the canes and options to be adopted in the course of the research, also, agui called the state of knowledge. According to Ferreira (2002). As for the highlighted, 17 (seven) works of different academic genres were located and cataloged, from the electronic base of IBICT, captured with previously defined search expressions, located in time frame 2010-2022. Regarding the search and results, we can say that there is a nascent concern in relation to the theme/problems raised. There are renowned authors in minutes the areas, literacy and affectivity and their interfaces attentive to the peculiarities of a hunano development process impacted and that impacts the learning processes particularly of children in the Initial phase of schooling, subsidized by attention to affectivity/care/innovations. However, we give rise, from an initial analysis, to the identification of aspects related to the discussion made from the infth of this decade, during and after the pandemic, which I do not yet occur. We reiterate the need for continuity of studies of this nature, subsidized by the signaling arising from the category of the production accessed and the inferential categories captured from the inventoried discussions discribed: emotion/affetivity/care and educational innovation; learning difficulties and the relationship, emotion/affectivity/care and educational innovation; affects teacher otal care in literacy; innovations and innovative aspects in the formative practices of literacy/reading.
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino e aprendizagem
Formação continuada de professores
Ensino fundamental
Afetividade
Emoções
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6497
Data do documento: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAMIOSO.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.