Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6503
Type: Artigo Cientifico
Title: O transtorno do processamento auditivo: entre políticas educacionais e práticas pedagógicas
Author: Scramim, Rita Cacia Fachin
First advisor: Gräff, Patrícia
Resume: O Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) constitui uma alteração do sistema nervoso central que dificulta a interpretação e a compreensão das informações, interferindo na aprendizagem de crianças em idade escolar. A presente pesquisa buscou compreender os conhecimentos que os professores do Ensino Fundamental têm sobre o TPA e os modos como operam junto aos escolares que o apresentam. A pesquisa deu-se a partir de uma revisão bibliográfica sobre a temática e seguiu com uma pesquisa de campo junto a professores da rede estadual de educação de Chapecó, investigando o que conhecem sobre o TPA, as políticas educacionais que o normatizam e como eles procedem ao perceber características sugestivas do TPA em seus alunos. Os resultados mostram que tanto os professores como as redes de ensino desconhecem o TPA e, por consequência, as estratégias pedagógicas que podem beneficiar os estudantes que o apresentam. As conclusões permitem afirmar que abordar essa temática com os profissionais da educação é fundamental para a inclusão de estudantes com TPA, visto que a falta de conhecimento sobre o tema dificulta a sua identificação e pode produzir lacunas nos processos de aprendizagem desses estudantes.
Abstract: Auditory Processing Disorder (APD) is an alteration of the central nervous system that makes it difficult to interpret and understand information, interfering with the learning of schoolaged children. This research sought to understand the knowledge that Elementary School teachers have about TPA and the ways in which they operate with students who present it. The research was based on a bibliographic review on the subject and followed with a field research with teachers from the state education network of Chapecó, investigating what they know about TPA, the educational policies that regulate it and how they proceed. when noticing suggestive characteristics of TPA in their students. The results show that both teachers and teaching networks are unaware of TPA and, consequently, the pedagogical strategies that can benefit students who present it. The conclusions allow us to state that approaching this topic with education professionals is fundamental for the inclusion of students with APD, since the lack of knowledge on the subject makes it difficult to identify and can produce gaps in the learning processes of these students.
Keywords: Transtorno do Processamento Auditivo
Política educacional
Ensino e aprendizagem
Didática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6503
Issue Date: 22-Feb-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCRAMIM.pdf323,27 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.