Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6504
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Contribuições do pensamento freireano para a EJA na educação carcerária
Autor(es): Justi, Ana Cristina Pritsch
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Resumo: O presente artigo, é fruto de um trabalho de conclusão de curso, o qual vem sendo elaborado desde o componente de Pesquisa em Educação I do curso de pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. A pesquisa surge do interesse de conhecer essa modalidade de ensino que é ofertada aos indivíduos jovens e adultos que se encontram em espaços de privação de liberdade, esse gosto em conhecer essa modalidade de ensino, teve origem através de uma atividade realizada na disciplina de “Introdução ao curso de pedagogia” no segundo semestre do curso. Essa atividade, constituiu-se por entrevistas realizadas com pedagogas/professoras do espaço de privação de liberdade. O objetivo geral que permeia essa pesquisa é analisar com base nos estudos de clássicos de Paulo Freire, quais as principais características para a práxis docente de pedagogos(as) nos espaços de privação de liberdade. Em termos metodológicos, essa pesquisa se caracteriza por ser de caráter bibliográfico, com cunho qualitativo. A partir de estudos de obras de Paulo Freire, principalmente, buscou-se identificar as contribuições do pensamento deste autor para a educação de jovens e adultos em privação de liberdade tendo como referências obras como: “Educação como Prática da Liberdade”, “Pedagogia do Oprimido”,”Pedagogia da Autonomia” e “Pedagogia da Esperança”. Mas também, com o apoio de pensadores como Michel Foucault e Erving Goffman, cujos aportes filosóficos ancoram a compreensão sobre os sentidos de instituições como o cárcere nas sociedades humanas, elucidando a possibilidade de uma pedagogia freireana no cárcere. Como resultado, obteve-se que a educação de jovens e adultos - EJA, passa por grandes desafios no âmbito da educação carcerária, visto que, os pedagogos/professores que ali atuam, se encontram face a diversos desafios/limites que essa modalidade de ensino impõe a todo momento, tendo que fazer uso de diferentes metodologias de ensino para que o educando construa os ensinamentos necessários para uma vida mais digna pautada na liberdade. Vale ressaltar que para o processo de ensino e aprendizagem ser efetivado, o professor/pedagogo deve levar em conta que esse indivíduo é um cidadão crítico, social e histórico e por isso, deve basear-se na realidade de vida, nas experiências que esse educando já possui para então, partir para sua didática em sala de aula.
Abstract/Resumen: This article is the result of a course completion work, which has been developed since the component of Research in Education I of the pedagogy course at the Federal University of Fronteira Sul, Chapecó campus. The research arises from the interest in knowing this modality of teaching that is offered to young people and adults who are in spaces of deprivation of liberty, this pleasure in knowing this modality of teaching, originated through an activity carried out in the discipline of “Introduction to the pedagogy course” in the second semester of the course. This activity consisted of interviews with pedagogues/teachers from the deprivation of liberty space. The general objective that permeates this research is to analyze, based on studies of Paulo Freire's classics, which are the main characteristics for the teaching praxis of pedagogues in spaces of deprivation of liberty. In methodological terms, this research is characterized by being bibliographic in nature, with a qualitative nature. Mainly from studies of works by Paulo Freire, we sought to identify the contributions of this author's thought to the education of young people and adults in deprivation of liberty, having as references works such as: "Education as the Practice of Freedom", "Pedagogy of Oppressed”, “Pedagogy of Autonomy” and “Pedagogy of Hope”. But also, with the support of thinkers such as Michel Foucault and Erving Goffman, whose philosophical contributions anchor the understanding of the meanings of institutions such as prison in human societies, elucidating the possibility of a Freirean pedagogy in prison. As a result, it was found that youth and adult education - EJA, faces major challenges in the context of prison education, since the pedagogues/teachers who work there are faced with several challenges/limits that this modality of teaching imposes at all times, having to make use of different teaching methodologies so that the student acquires the necessary teachings for a more dignified life based on freedom. It is noteworthy that for the teaching and learning process to be effective, the teacher/pedagogue must take into account that this individual is a critical, social and historical citizen and therefore must be based on the reality of life, on the experiences that this student he already has, so that he can start teaching in the classroom.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Docência
Ensino e aprendizagem
Paulo Freire
População carcerária
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6504
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUSTI.pdf404,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.