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Tipo: Dissertação
Título: Educação emancipatória na escola Zandoná: limites e resistências no contexto neoliberal da educação
Autor(es): Zandoná, Bárbara Nicola
Primeiro Orientador: Silva, Émerson Neves da
Primeiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Segundo membro da banca: Piaia, Consuelo Cristine
Resumo: Este trabalho tem a pretensão de investigar o processo de resistência das experiências dialógicas da Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Escola Zandoná, no município de Barra Funda, inspirada na Educação Popular e freireana, ao avanço do neoliberalismo nas políticas educacionais brasileiras. Para tanto, busca descrever o período de construção da proposta pedagógica da Escola Zandoná, considerando a Constituinte Escolar, no contexto do governo de Olívio Dutra (1999-2002), analisar de que forma o neoliberalismo tem influenciado as políticas educacionais no Brasil e no Rio Grande do Sul, assim como identificar as transformações ocorridas na proposta da escola levando em consideração o governo de Eduardo Leite (2019-2022). A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou como bibliografia para sustentar a base teórica de investigação, os estudos de Freire (2011, 2013), Schimitz (2007) Camini (2005), Gauer (2003), Freitas (2018), Laval (2019), Dardot e Laval (2016) e Vendramini (2012, 2014). O material empírico fora obtido por meio de análise de documentos, mas principalmente de entrevista com educadores que fizeram e fazem parte do educandário analisado, constituindo grupos focais. Como método de análise, utilizou-se o materialismo histórico dialético, ao propor o fenômeno investigado a partir de uma perspectiva de totalidade. Nesse sentido, sendo um Mestrado Profissional, a pesquisa tem como produto a realização de um diagnóstico, apontando os limites e as possibilidades de resistência diante do contexto histórico neoliberal. A investigação possibilitou identificar alguns entraves para a manutenção da proposta escolar, como busca pela qualidade total da educação, burocratização e controle do trabalho pedagógico, falta de recursos humanos e a dificuldade de pertencimento junto à proposta da escola, distanciamento dos movimentos sociais e centralização administrativa da gestão. No entanto, o estudo também apontou contradições, pois ao mesmo tempo em que do momento histórico partem limites, também podem partir resistências. Nesse caso, apontamos como resistência a crença na função social da escola, ou seja, no projeto emancipatório defendido, o trabalho coletivo mediado pela formação continuada e a experiência social e histórica como alicerce para todos os outros fatores.
Abstract/Resumen: This work, intends to investigate the process of resistance of the dialogical experiences of the State School of Basic Education Antônio João Escola Zandoná, in the municipality of Barra Funda, inspired by Popular and Freirean Education, to the advance of neoliberalism in Brazilian educational policies. Therefore, it seeks to describe the period of construction of the pedagogical proposal of the Zandoná School, considering the School Constituent, in the context of the government of Olívio Dutra (1999-2002), to analyze how neoliberalism has influenced educational policies in Brazil and Rio Grande do Sul, as well as identifying the changes that occurred in the school taking into account the government proposal of Eduardo Leite (2019- 2022). The research acquires a qualitative character and used as a bibliography to support the theoretical basis of investigation, the studies of Freire (2011, 2013), Schimitz (2007) Camini (2005), Gauer (2003), Freitas (2018), Laval ( 2019), Dardot and Laval (2016) and Vendramini (2012, 2014). The empirical material was obtained through document analysis, but mainly through interviews with educators who were and still are part of the analyzed school, constituting focus groups. Dialectical historical materialism was used as a method of analysis, when proposing the phenomenon investigated from a perspective of totality. In this sense, through the investigation, elements were sought to carry out a diagnosis, pointing out the limits and possibilities of resistance in the face of the neoliberal historical context. The research made it possible to identify some obstacles to the maintenance of the school proposal, such as the search for total quality of education, bureaucratization and control of pedagogical work, lack of human resources and the difficulty of belonging to the school proposal, distancing from social movements and administrative centralization of management. However, the study also pointed out contradictions, because at the same time that limits start from the historical moment, resistances can also start. In this case, we point out as resistance the belief in the social function of the school, that is, in the emancipatory project defended, the collective work mediated by continuing education and the social and historical experience as a foundation for all other factors.
Palavras-chave: Educação Emancipatória
Escola Zandoná
Limites
Resistência
Neoliberalismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6505
Data do documento: Out-2022
Nível: Mestrado
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