Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6513
Tipo: Monografia
Título: Plantas medicinais na cultura mbyá guarani: uma revisão bibliográfica nos trabalhos de conclusão de curso
Autor(es): Bento, Leivi Pereira
Primeiro Orientador: Coan, Cherlei Marcia
Primeiro membro da banca: Moro, Fernanda
Segundo membro da banca: Lisovski, Lisandra Almeida
Resumo: As plantas medicinais são utilizadas pelas populações indígenas há vários anos para a prevenção e cura de doenças, principalmente na cultura Mbyá Guarani. A pesquisa teve como objetivo investigar o saber sobre as plantas medicinais em outras aldeias Guarani através da análise de trabalhos de conclusão de curso de duas universidades públicas. Buscou-se identificar trabalhos de conclusão de curso sobre a cultura Guarani e as plantas medicinais, analisar os trabalhos selecionados levantando o que vem sendo pesquisado sobre a temática e a partir de qual abordagem, assim como relacionar o tema das plantas medicinais na cultura Guarani com o ensino de ciências nas escolas das aldeias. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e se trata de um trabalho bibliográfico. Foram selecionados trabalhos de conclusão de curso sobre a temática nos repositórios da UFSC e da UFRGS. Como resultado se destacou um número pequeno de trabalhos acadêmicos que dialogam com o tema na realidade Guarani. Ambos trabalhos analisados defendem a valorização dos saberes ancestrais nas escolas indígenas Guarani, a partir do envolvimento da comunidade, sobretudo dos pajés e das “vós” nas ações escolares. Reforçamos o necessário diálogo entre estes saberes ancestrais com os conteúdos de Ciências abordados na escola, respeitando a forma de se relacionar com as plantas própria da cultura Guarani, ou seja, de forma física, mental e espiritual.
Abstract/Resumen: Medicinal plants have been used by indigenous populations for several years to prevent and cure diseases, mainly in the Mbyá Guarani culture. The research aimed to investigate the knowledge about medicinal plants in other Guarani villages through the analysis of course conclusion works from two public universities. We sought to identify course conclusion works on the Guarani culture and medicinal plants, analyze the selected works by raising what has been researched on the subject and from which approach, as well as relating the theme of medicinal plants in the Guarani culture with science teaching in village schools. The research has a qualitative approach and it is a bibliographic work. Course completion papers on the subject were selected from the UFSC and UFRGS repositories. As a result, a small number of academic works that dialogue with the topic in Guarani reality stood out. Both works analyzed defend the valorization of ancestral knowledge in Guarani indigenous schools, based on the involvement of the community, especially the pajés and the “vós” in school actions. We reinforce the necessary dialogue between this ancestral knowledge and the Science content addressed at school, respecting the way of relating to plants typical of the Guarani culture, that is, physically, mentally and spiritually.
Palavras-chave: Produção acadêmica
Saberes ancestrais
Indígenas
Educação do Campo
Ensino de Ciências
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6513
Data do documento: Mar-2023
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BENTO.pdf910,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.