Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.contributor.referee1Toso, Carine-
dc.contributor.referee2Irgang, Silvânia Regina Pellenz-
dc.creatorFiorentin, Renata Carla-
dc.date2023-03-13-
dc.date.accessioned2023-05-04T18:31:36Z-
dc.date.available2023-04-25-
dc.date.available2023-05-04T18:31:36Z-
dc.date.issued2023-03-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6523-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) is aresult of a concern about how to develop pedagogical proposals about literature in Early Childhood Education, especially with young children (4 to 5 years old). I teach this age group in a school of the Municipal System. of Education of Erechim/RS. Due to this, the objective was to plan pedagogical proposals on the topics to be developed for this target audience, which are based on legal and guidelines. The specific objectives are: to research the definition of children's literature, historical aspects, relationships between art and pedagogy; analyze the guidelines set out in the experience field “listening, speaking, thinking and imagination” from the BNCC, as well asits relations with children's literature; to investigate methodologies and pedagogical criteria that serve as a basis for pedagogical proposals planning on children's literature for young children. We chose to develop a qualitative research because it is a methodology that makes it possible to carry out a bibliographical study on our topic. Thus, we examine renowned authors who write about children's literature, so that we can use them to elucidate the theme, as well as they can contribute to the the proposals writing. This work is structured in five chapters: the first chapter, “Introduction”, highlights the theme, problem, objectives, methodology and presents the main authors and chapters. The second chapter is called “Pathways of children's literature through history” and talks about the origin and history of the object of study, as well as some authors and works from different times. The third chapter, “Children's Literature: art and pedagogy”, brings to discussion the two sides: art and pedagogy highlighting the role of the school in developing actions on the topic. The fourth chapter, “Listening, Speaking, Thinking and Imagination: legal precepts and guidelines on children's literature”, clarifies some relevant guidelines on the work, within the experience field. The fifth chapter, “Time, space, materials and groupings: pedagogical proposals for contexts and sessions” presents research proposals in two spheres: contexts and sessions. The context and sessions proposals were intentionally planned and sought to have continuity and connection with each other. They consider the children’s development and their learning possibilities. They support the concepts which were discussed and are relevant in everyday actions since they allow children to have contact with different genres (parlegends, legends, folk songs, songs, verses, poetry, tongue twisters). They are also related to textual supports, which help in the learning that is guaranteed through rights of learning and development: living together, playing, participating, exploring, expressing and getting to know themselves.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), surgiu de uma inquietação em como desenvolver propostas pedagógicas sobre literatura na Educação Infantil, sobretudo com crianças pequenas (4 a 5 anos), faixa etária a qual exerço atividade docente em uma escola do Sistema Municipal de Educação de Erechim/RS. Em vista disso, objetivou-se planejar possibilidades de propostas pedagógicas sobre a temática que podem ser serem desenvolvidas para esse público-alvo, fundamentadas nos preceitos legais e orientadores. Os objetivos específicos são: pesquisar a definição de literatura infantil, aspectos históricos, relações com a arte e com a pedagogia; analisar as orientações dispostas no campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” da BNCC e as relações dele com a literatura infantil; investigar metodologias e critérios pedagógicos que sirvam como base para o planejamento de propostas pedagógicas de literatura infantil voltados às crianças pequenas. Optou-se por desenvolver uma pesquisa qualitativa pois é uma metodologia que torna viável a realização de um estudo bibliográfico sobre o tema em questão. Para isso, serão examinados conceitos de autores renomados na área de literatura infantil, para que possam elucidar o tema e que possam contribuir com a elaboração das propostas. O trabalho estrutura-se em cinco capítulos: o primeiro capítulo, “Introdução”, evidencia o tema, problema, objetivos, metodologia, apresenta os principais autores e capítulos. O segundo capítulo intitula-se “Percursos da literatura infantil por meio da história”, o qual explana a origem e a história do objeto de estudo, alguns autores e obras de diferentes épocas. O terceiro capítulo, “Literatura infantil: arte e pedagogia”, problematiza as duas faces a qual pertence e evidencia o papel da escola em desenvolver ações sobre o tema. O quarto capítulo, “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: preceitos legais e orientadores sobre literatura infantil”, esclarece algumas orientações relevantes sobre o trabalho, dentro do campo de experiência. O quinto capítulo, “Tempo, espaço, materiais e agrupamentos: propostas pedagógicas de contextos e sessões” apresenta propostas de investigação em duas esferas: contextos e sessões, as quais foram intencionalmente planejadas e buscaram ter continuidade e conexão umas com as outras, respeitando o desenvolvimento das crianças e suas possibilidades de aprendizagens, também validam os conceitos discorridos e tornam-se relevantes nas ações cotidianas pois permitem as crianças ter contato com diferentes gêneros (parlendas, lendas, cantigas folclóricas, cantos, músicas, versos, trovas, declamações, trava-línguas) e suportes textuais, os quais auxiliam nas aprendizagens que devem ser garantidas por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-04-28T16:55:37Z No. of bitstreams: 1 FIORENTIN.pdf: 1285710 bytes, checksum: ec71a8573711b5f4cde6f1a1743bf9e5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-05-04T18:31:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FIORENTIN.pdf: 1285710 bytes, checksum: ec71a8573711b5f4cde6f1a1743bf9e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-04T18:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FIORENTIN.pdf: 1285710 bytes, checksum: ec71a8573711b5f4cde6f1a1743bf9e5 (MD5) Previous issue date: 2023-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectliteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectcrianças pequenaspt_BR
dc.titlePropostas pedagógicas sobre literatura infantil: investigações, experiências e aprendizagenspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIORENTIN.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.