Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6544
Tipo: Dissertação
Título: Conselho escolar e sua função pedagógica: uma visão sobre a gestão democrática
Autor(es): Antunes, Paulo Roberto
Primeiro Orientador: Sartori, Jerônimo
Primeiro coorientador: Pierozan, Sandra Simone Hopner
Primeiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Segundo membro da banca: Cristofoli, Maria Silvia
Terceiro membro da banca: Werle, Flavia Obino Corrêa
Resumo: O presente estudo tem por finalidade principal identificar características da gestão democrática, a partir da atuação dos Conselhos Escolares (CE), estimulando a participação, dentro de uma concepção dialética da totalidade, defendida pela pedagogia histórico-critica de Saviani e seus seguidores e com especial atenção à função pedagógica. Está vinculado à linha de pesquisa “Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional” do Programa de PósGraduação em Educação (PPGE), curso de Mestrado Profissional em Educação, da UFFS/Campus Erechim. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e as técnicas utilizadas foram: levantamento bibliográfico, análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. O levantamento bibliográfico trouxe para o debate o ponto de vista de autores reflexivos, críticos, democráticos e esperançosos por uma educação mais igualitária e qualificada. A pesquisa dialogou com alguns conceitos formadores das políticas públicas educativas relacionadas com a participação no âmbito dos Conselhos Escolares, o que permitiu a compreensão da realidade, comprovando os seguintes objetivos: contextualizar a participação do Conselho Escolar na constituição de uma gestão democrática dentro de um marco temporal e local delimitado; analisar a participação na construção da Gestão Democrática e como ela se verifica na atuação dos conselheiros escolares na condução de ações educacionais e identificar a função pedagógica do Conselho Escolar e os possíveis desafios para a realização eficaz dessa responsabilidade nos conselhos atuais. A técnica de análise documental foi aplicada à legislação que regulamenta e norteia as ações oriundas da construção da Gestão Democrática na educação. As entrevistas semiestruturadas foram direcionadas aos presidentes dos Conselhos Escolares selecionados e o questionário teve participação de um membro titular de cada segmento escolar representado no conselho que complementou os dados apurados nas entrevistas. Os resultados da pesquisa demonstram que, embora a construção do princípio da gestão democrática pela participação através de conselhos não seja algo novo, a situação dos Conselhos Escolares não teve grandes mudanças ou iniciativas para trabalho com ele após os primeiros anos do século XXI, restando como ações o que já havia sido conquistado e definido nas suas funções normalizadas, principalmente na função pedagógica, onde as ações verificadas não são constantes. Por fim, a pesquisa verificou a falta de qualificação para os conselheiros escolares, assim como a falta de incentivos à sua participação neste colegiado, necessitando de apoio dos órgãos governamentais e da sociedade para uma educação transformadora.
Abstract/Resumen: The main purpose of this study is to identify characteristics of democratic management, based on the performance of School Councils (CE), stimulating participation, within a dialectical conception of totality, defended by the historical-critical pedagogy of Saviani and his followers and with special attention to the pedagogical function. It is linked to the line of research “Research in Pedagogical Processes, Policies and Educational Management” of the Graduate Program in Education (PPGE), Professional Master's Degree in Education, at UFFS/Campus Erechim. The research is characterized as qualitative and the techniques used were: bibliographic survey, document analysis, semi-structured interviews and questionnaires. The bibliographic survey brought to the debate the point of view of reflective, critical, democratic and hopeful authors for a more egalitarian and qualified education. The research dialogued with some concepts that form educational public policies related to participation within the scope of School Councils, which allowed the understanding of reality, confirming the following objectives: contextualize the participation of the School Council in the constitution of a democratic management within a framework delimited time and place; to analyze participation in the construction of Democratic Management and how it verifies the role of school counselors in conducting educational actions and identifies the pedagogical role of the School Council and the possible challenges for the effective realization of this responsibility in current councils. The document analysis technique was applied to the legislation that regulates and guides the actions arising from the construction of Democratic Management in education. The semistructured interviews were directed to the presidents of the selected School Councils and the questionnaire had the participation of a titular member of each school segment represented on the council who complemented the data collected in the interviews. The results of the research demonstrate that, although the construction of the principle of democratic management through participation through councils is not something new, the situation of School Councils did not have major changes or initiatives to work with it after the first years of the 21st century, remaining as actions what had already been conquered and defined in their normalized functions, mainly in the pedagogical function, where the verified actions are not constant. Finally, the research verified the lack of qualification for school counselors, as well as the lack of incentives for their participation in this collegiate, requiring support from government agencies and society for a transformative education.
Palavras-chave: Conselho Escolar
Gestão Democrática
Participação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6544
Data do documento: Abr-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTUNES.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.