Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menoncini, Lucia-
dc.contributor.referee1Borges, Pedro Augusto Pereira-
dc.contributor.referee2Scheffer, Nilce Fátima-
dc.creatorDilkin, Emanuela Graziela-
dc.date2023-03-02-
dc.date.accessioned2023-05-22T17:18:42Z-
dc.date.available2023-05-17-
dc.date.available2023-05-22T17:18:42Z-
dc.date.issued2023-03-02-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6546-
dc.description.abstractIn Ancient Greece, music and mathematics were considered pillars of knowledge. It was in the 6th century BC that the first record of the relationship between these pillars appeared, in the so-called quadrivium. Over time, this relationship grew closer, and today it can be established and studied in schools. Knowing the relationship between music and mathematics can be a positive factor for the teacher who teaches trigonometric functions. In this sense, the main objective of this work is to develop a qualitative investigation about the outline of the curve of the trigonometric sine function, in order to establish relationships with musical sounds, starting from a simplified mathematical model applied through the experimentation procedure. For this, the Figural Global Interpretation Theory, by Theory of Semiotic Representation Registers (TRRS) is used. As a result, it is possible to recognize and understand the interference of the parameters of the sine function in the sound production, as well as the direction of these parameters in the sound wave, in particular in the case of the musical notes A and C. With this work, it is envisaged to favor, in some way, the teaching and learning of trigonometric functions, whether through motivation, a taste for music, the practical application of theory, among others.pt_BR
dc.description.resumoNa Grécia Antiga, a música e a matemática eram consideradas pilares do conhecimento. Foi no século VI a.C que surgiu o primeiro registro da relação existente entre estes pilares, no chamado quadrivium. Com o passar dos tempos, esta relação foi se estreitando, e hoje ela pode ser estabelecida e estudada no âmbito escolar. Conhecer a relação entre música e matemática pode ser um fator positivo para o professor que ensina funções trigonométricas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma investigação qualitativa acerca do esboço de curva da função trigonométrica seno, de modo a estabelecer relações com sons musicais, partindo de um modelo matemático simplificado aplicado através do procedimento de experimentação. Para tal, utiliza-se a Teoria de Interpretação Global Figural, proposta pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Como resultado, é possível reconhecer e compreender a interferência dos parâmetros da função seno na produção do som, assim como o sentido desses parâmetros na onda sonora, em particular no caso das notas musicais LÁ e DÓ. Com este trabalho, vislumbra-se favorecer, de alguma forma, o ensino e a aprendizagem de funções trigonométricas, seja por meio da motivação, pelo gosto à música, pela aplicação prática da teoria, entre outros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-05-17T17:56:11Z No. of bitstreams: 1 DILKIN.pdf: 1787784 bytes, checksum: 76f085f80839193234be1f4f089547ab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-05-22T17:18:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DILKIN.pdf: 1787784 bytes, checksum: 76f085f80839193234be1f4f089547ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-22T17:18:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DILKIN.pdf: 1787784 bytes, checksum: 76f085f80839193234be1f4f089547ab (MD5) Previous issue date: 2023-03-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectInterpretação global figuralpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleFunção seno e música: um estudo via interpretação global figuralpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DILKIN.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.