Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6546
Tipo: Monografia
Título: Função seno e música: um estudo via interpretação global figural
Autor(es): Dilkin, Emanuela Graziela
Primeiro Orientador: Menoncini, Lucia
Primeiro membro da banca: Borges, Pedro Augusto Pereira
Segundo membro da banca: Scheffer, Nilce Fátima
Resumo: Na Grécia Antiga, a música e a matemática eram consideradas pilares do conhecimento. Foi no século VI a.C que surgiu o primeiro registro da relação existente entre estes pilares, no chamado quadrivium. Com o passar dos tempos, esta relação foi se estreitando, e hoje ela pode ser estabelecida e estudada no âmbito escolar. Conhecer a relação entre música e matemática pode ser um fator positivo para o professor que ensina funções trigonométricas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma investigação qualitativa acerca do esboço de curva da função trigonométrica seno, de modo a estabelecer relações com sons musicais, partindo de um modelo matemático simplificado aplicado através do procedimento de experimentação. Para tal, utiliza-se a Teoria de Interpretação Global Figural, proposta pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Como resultado, é possível reconhecer e compreender a interferência dos parâmetros da função seno na produção do som, assim como o sentido desses parâmetros na onda sonora, em particular no caso das notas musicais LÁ e DÓ. Com este trabalho, vislumbra-se favorecer, de alguma forma, o ensino e a aprendizagem de funções trigonométricas, seja por meio da motivação, pelo gosto à música, pela aplicação prática da teoria, entre outros.
Abstract/Resumen: In Ancient Greece, music and mathematics were considered pillars of knowledge. It was in the 6th century BC that the first record of the relationship between these pillars appeared, in the so-called quadrivium. Over time, this relationship grew closer, and today it can be established and studied in schools. Knowing the relationship between music and mathematics can be a positive factor for the teacher who teaches trigonometric functions. In this sense, the main objective of this work is to develop a qualitative investigation about the outline of the curve of the trigonometric sine function, in order to establish relationships with musical sounds, starting from a simplified mathematical model applied through the experimentation procedure. For this, the Figural Global Interpretation Theory, by Theory of Semiotic Representation Registers (TRRS) is used. As a result, it is possible to recognize and understand the interference of the parameters of the sine function in the sound production, as well as the direction of these parameters in the sound wave, in particular in the case of the musical notes A and C. With this work, it is envisaged to favor, in some way, the teaching and learning of trigonometric functions, whether through motivation, a taste for music, the practical application of theory, among others.
Palavras-chave: Trigonometria
Música
Semiótica
Interpretação global figural
Matemática
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6546
Data do documento: 2-Mar-2023
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DILKIN.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.