Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6556
Tipo: Monografia
Título: As temáticas sociais veiculadas em livros didáticos: como se dá a construção da cidadania por meio da linguagem
Autor(es): Klein, Fernanda
Primeiro Orientador: Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Primeiro membro da banca: Paz, Demétrio Alves
Segundo membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as temáticas sociais veiculadas em livros didáticos de Língua Portuguesa a fim de identificar como se dá a construção da cidadania por meio da linguagem. Desse modo, faz uma reflexão acerca das circunstâncias que levaram ao processo de evolução do livro didático, assim o tornando um dos materiais mais utilizados pelo professor, compreendido como uma base de ensino nas salas de aula. Tais ideias partem de uma proposta em que o livro didático, por ser um material tão importante, seja pelo acesso ao material, seja por representar uma base de ensino, vem a ser, na escola, uma das principais ferramentas utilizadas pelo professor na construção do sujeito como um cidadão ativo e participativo das decisões que ocorrem na sociedade em que vive. Desse modo, o livro didático pode ter um papel fundamental na construção da linguagem e da cidadania. Nesse sentido, como percurso metodológico, realizamos uma pesquisa documental em livros didáticos de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e de William Roberto Cereja e Carolina Dias Vianna, a fim de investigar e apontar algumas características relacionadas às temáticas sociais trabalhadas. Foram analisadas as edições de 2002 e de 2018. Como resultados, foi possível observarmos que as temáticas sociais exploradas nos livros representam assuntos relevantes socialmente: exploração de aspectos ligados à juventude e suas relações, considerando que o livro é voltado para adolescentes do 9º ano, problematização de valores sociais e de fatos ligados à atualidade, condizentes com a realidade dos estudantes. Nesse sentido, os temas vinculam-se a aspectos histórico-sociais e sua abordagem nos livros didáticos possibilita uma reflexão importante, promovendo a formação crítica e cidadã.
Abstract/Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo analizar las temáticas sociales transmitidas en libros didácticos de LP a fin de identificar cómo se da la construcción de la ciudadanía por medio del lenguaje. De este modo, hace una reflexión sobre las circunstancias que llevaron al proceso de evolución del libro didáctico, convirtiéndolo así en uno de los materiales más utilizados por el profesor, entendido como una base de enseñanza en las aulas. Tales ideas parten de una propuesta en la que el libro didáctico, por ser un material tan importante, sea por el acceso al material, sea por representar una base de enseñanza, viene a ser, en la escuela, una de las principales herramientas utilizadas por el profesor en la construcción del sujeto como un ciudadano activo y participativo de las decisiones que ocurren en la sociedad en que vive. De este modo, el libro didactico juega tener un papel fundamental en la construcción del lenguaje y de la ciudadanía. En ese sentido, como recorrido metodológico, realizamos una investigación documental en libros didácticos de de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e de William Roberto Cereja e Carolina Dias Vianna, a fin de investigar y apuntar algunas características relacionadas con las temáticas sociales trabajadas. Se analizaron las ediciones de 2002 y 2018. Como resultados, hemos podido observar que las temáticas sociales exploradas en los libros representan temas relevantes socialmente: exploración de aspectos relacionados con la juventud y sus relaciones, considerando que el libro está dirigido a adolescentes del 9º año, problematización de valores sociales y de hechos ligados a la actualidad, despierto con la realidad de los estudiantes. En este sentido, los temas se vinculan a aspectos histórico-sociales y su abordaje en los dos posibilita una reflexión importante, promoviendo la formación crítica y ciudadana.
Palavras-chave: Ensino
Língua Portuguesa
Livro didático
Linguagem
Cidadania
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6556
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEIN.pdf9,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.