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Tipo: Dissertação
Título: As compreensões e práticas de professores de ciências nas inter-relações com a Educação CTS
Autor(es): Bender, Daiane Kist
Primeiro Orientador: München, Sinara
Primeiro membro da banca: Wirzbicki, Sandra Maria
Segundo membro da banca: Muenchen, Cristiane
Resumo: Este estudo surgiu de inquietações da minha prática docente, e se trata de uma pesquisa sobre as compreensões e práticas de professores de Ciências e as inter-relações com a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada em três etapas, nas quais desenvolve-se um diálogo entre pesquisadores da área do Ensino de Ciências e da Educação CTS, com o intuito de investigar como a prática docente pautada nesses pressupostos está sendo desenvolvida no atual cenário educativo. O tratamento dos dados no decorrer da pesquisa foi de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD). Inicialmente nos direcionamos a investigar o que está sendo produzido sobre a prática docente e a Educação CTS, objetivando responder o seguinte questionamento: Como a Educação CTS têm se apresentado nos processos de formação e atuação docente em Ciências? Para isso investigamos as produções oriundas de pós-graduações que se direcionam à prática docente calcada nos pressupostos da Educação CTS e a formação continuada. Essa etapa demonstrou que os pressupostos da Educação CTS vem sendo vinculados a prática docente de forma tímida e, a falta de formação docente sobre CTS é um dos destaques dos trabalhos de pesquisa, o que implica diretamente nos discursos, compreensões e ações, os quais limitam a prática docente voltada para esse enfoque. A segunda etapa investigou professores em atuação na área de Ciências da Natureza, para pesquisar suas compreensões sobre a Educação CTS nas inter-relações com suas práticas, utilizando como ferramentas de investigação, questionários e entrevistas, buscando aprofundar o entendimento acerca do processo de formação destes docentes e da relação entre a formação, suas práticas docentes e os pressupostos da Educação CTS, demonstrando que a intencionalidade dos planejamentos e a prática docente estão diretamente ligados à formação dos professores. Por fim, realizamos a investigação da prática docente pautada na autorreflexão, com o intuito de buscar por potencialidades elencadas a atuação docente frente a Educação CTS, baseada na reflexão da minha prática docente, usando como instrumento o diário de bordo. Como proposta desenvolvida para esta etapa da pesquisa, utilizamos uma sequência didática sobre a controversa temática dos agrotóxicos, escolhida devido ao contexto dos alunos ser de uma região extensivamente agrícola e uso amplo de agrotóxicos. Dessa forma, propondo uma abordagem temática desenvolvida de acordo com os pressupostos da Educação CTS, me propus a investigar como a prática docente se desenvolve utilizando uma abordagem na qual os conteúdos são subordinados ao tema. A abordagem temática e a Educação CTS podem ser aliadas no desenvolvimento da prática docente e, a partir disso, evidenciamos as potencialidades e os desafios oriundos, tanto da revisão bibliográfica, quanto da investigação realizada com os professores atuantes na área, ou ainda da reflexão da prática docente, que nos forneceu elementos sobre a necessidade da reorganização dos currículos escolares visando à formação crítica dos estudantes. O desenvolvimento da sequência didática baseada em CTS ocorreu de forma pontual, e, embora se tensione para uma reorganização curricular baseada em temas, inserções pontuais contribuem para a formação docente. As compreensões sobre Educação CTS precisam ser ampliadas na formação de professores de Ciências para que a prática docente possa agregar elementos e relações CTS a partir de temas que contribuam para uma aproximação entre os contextos de vida e as organizações curriculares.
Abstract/Resumen: This study arises from concerns about my teaching practice, and it is research about comprehensions and practices of science teachers and the inter relation with the Science Technology and Society Education (STS). The research is qualitative and was accomplished in three steps, in which a dialogue is developed between researchers in the area of Science Teaching and STS Education, in order to investigate how the teaching practice based on these assumptions is being developed in the current educational scenario. The data processing during the research was according to the Textual Discourse Analysis (TDA). Initially, we aimed at investigating what is being produced about teaching practice and STS Education, in order to answer the following question: How has STS Education been presented in the processes of teacher’s training and teacher’s practice in Science? In this way, we investigate the research papers produced from post graduations that are directed to the teaching practice based on the assumptions of STS Education and continuing education. This step showed that the assumptions of STS Education have been linked to teaching practice in a hesitant way and, the lack of teacher training on STS is one of the highlights in the research papers, which directly implies in the speeches, understandings and actions, which limit the teaching practice focused on this approach. The second step investigated teachers working in the area of Natural Sciences, to investigate their understandings about STS Education in the inter-relations with their practices, using questionnaires and interviews as research as tools, in order to deepen the understanding about the teachers formation process and the relationship between teachers formation and their teaching practices and the assumptions of STS Education, indicating that the intentionality of the planning and teaching practice are directly linked to teachers formation. Finally, we accomplished the investigation of the teaching practice based on self-reflection, in order to search for the potentialities listed in the teaching performance regarding to STS Education, based on the reflection of my own teaching practice, using the logbook as a tool. As a development initiative for this step of the research, we use a didactic sequence about a controversial theme of pesticides. We choose this theme because of the students’ context; they were from an agriculture region and the use of pesticides is wide. In this way, by proposing a thematic approach developed according to education assumptions on STS we investigate how the teaching practice works using an approach which the contents are related to the theme. The thematic approach and the STS Education can be allies in the development of teaching practice and, based on this, we highlight the potentialities and challenges not only from the literature review but also from the research conducted with teachers working in the area, and also the reflection of the teaching practice, which provided us with elements on the need for reorganization of school curriculum aiming at the critical education of students. The development of the didactic sequence based on STS occurred in a punctual way, and, although there is a tension towards a curriculum reorganization based on themes, specific insertions contribute to teachers’ formation. The understandings about STS Education need to be expanded in Science teacher education so that the teaching practice can add STS elements and relations from themes that contribute to an approximation among life contexts and curriculum organizations.
Palavras-chave: Ensino
Prática de ensino
Ciência
Tecnologia
Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6563
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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