Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6567
Tipo: Dissertação
Título: Mu(seu) em linhas e entrelinhas: vozes disputando a nova definição de museu e a educação museal
Autor(es): Silva, Aline Tavares da
Primeiro Orientador: Caracelli Scherma, Camila
Primeiro membro da banca: Pajeú, Hélio
Segundo membro da banca: Petry, Oto João
Terceiro membro da banca: Scheffer, Nilce Fatima
Resumo: No ano de 2019, a definição de Museu começou a ser rediscutida no contexto mundial. Esse movimento nos permite compreender que a palavra Museu se constitui uma arena de disputas sígnicas e, portanto, ideológicas. Nesse contexto e a partir das disputas que nele se apresentam, esta pesquisa propõe, como objetivo geral, compreender as vozes que vêm constituindo o signo Museu e sua relação com as disputas discursivas e com o campo das políticas públicas, em especial, as educacionais. Para tanto, apresento como objetivos específicos: a) analisar e contextualizar as discussões sobre o signo museu; b) pesquisar a educação museal com ênfase no discurso oficial do caderno da Política Nacional de Educação Museal e c) investigar como o signo museu potencialmente ganha diferentes compreensões durante uma prática de educação museal. O conjunto de dados utilizados para alcançar os objetivos aqui apresentadas é constituído por documentos oficiais, que incluem tanto o texto do caderno da Política Nacional de Educação Museal, quanto os relatórios do ICOM Brasil nas etapas de escolha da nova definição de museu; além disso também fazem parte dos dados os relatórios de uma prática educativa realizada no Museu Antonio Selistre de campos e no Museu de História e Arte de Chapecó, que foi a ação “Construindo o Museu que eu quero”. Como embasamento teórico e metodológico, em discurso, palavra, signo, forças centrípetas e forças centrífugas, utilizo: Bakhtin, Volóchinov, Ponzio, Faraco e Caracelli Scherma, para políticas educacionais, educação e educação museal: Freire, Chagas, Marandino, Gohn e para Museu: Oliveira, Gabre, Chagas e Mairesse. Essa dissertação, “MU (SEU) EM LINHAS E ENTRE LINHAS: VOZES DISPUTANDO A NOVA DEFINIÇÃO DE MUSEU E A EDUCAÇÃO MUSEAL”, trouxe como resultados: as evidências da atuação das forças centrípetas e centrífugas, durante todas as etapas da disputa pela redefinição do signo museu, deixando claro a importância das palavras que se encontram na definição do signo museu, pois cada uma delas é resultado de uma escolha e toda escolha é permeada de intenção e esse ato é ideológico; jogar luz as relações de poder estabelecidas nos museus e como os educadores museais se encontram muitas vezes à margem, como se não fizessem parte dos profissionais de museus e sim de uma categoria à parte, assim como reafirmar a importância da Educação museal e como ela pode e deve salvar as pessoas da ignorância, trazendo à tona frases de um chefe de estado, sendo cruciais para que um momento marcante da história dos museus brasileiros jamais seja esquecido e a constatação de que o signo museu não está pronto nem acabado, mostrando o intrigante e interessante trajetória educativa em que o signo vai ganhando novas camadas simbólicas através da perspectiva de cada criança, perspectiva esta que é única, singular e irrepetível.
Abstract/Resumen: In 2019, the definition of Museum began to be discussed in the global context. This movement allows us to understand that the word Museum constitutes an arena of sign disputes and, therefore, ideological ones. In this context and based on the disputes that arise in it, this research proposes, as a general objective, to understand the voices that have been constituting the Museum sign and its relationship with discursive disputes and with the field of public policies, especially educational ones. Therefore, I present the following specific objectives: a) to analyze and contextualize the discussions about the museum sign; b) researching museum education with emphasis on the official discourse of the National Policy on Museum Education and c) investigating how the museum sign potentially gains different understandings during a museum education practice. The set of data used to achieve the objectives presented here consists of official documents, which include both the text of the National Policy on Museum Education booklet, and the reports from ICOM Brazil in the stages of choosing the new definition of museum; in addition, the reports of an educational practice carried out at the Museu Antonio Selistre de Campos and at the Museu de História e Arte de Chapecó, which was the action “Building the Museum I want”, are also part of the data. As a theoretical and methodological basis, in discourse, word, sign, centripetal forces and centrifugal forces, I use: Bakhtin, Voloshinov, Ponzio, Faraco and Caracelli Scherma, for educational policies, education and museum education: Freire, Chagas, Marandino, Gohn and for Museum: Oliveira, Gabre, Chagas and Mairesse. This dissertation, “MU (SEU) IN LINES AND BETWEEN LINES: VOICES DISPUTEING THE NEW DEFINITION OF MUSEUM AND MUSEUM EDUCATION”, brought as results: evidence of the performance of centripetal and centrifugal forces, during all stages of the dispute for the redefinition of the museum sign, making clear the importance of the words found in the definition of the museum sign, as each one of them is the result of a choice and every choice is permeated with intention and this act is ideological; shed light on the power relations established in museums and how museum educators are often on the sidelines, as if they were not part of museum professionals but a separate category, as well as reaffirming the importance of museum education and how it can and should save people from ignorance, bringing up phrases from a head of state, being crucial for a remarkable moment in the history of Brazilian museums to never be forgotten and the realization that the museum sign is neither ready nor finished, showing the intriguing and an interesting educational trajectory in which the sign gains new symbolic layers through the perspective of each child, a perspective that is unique, singular and unrepeatable.
Palavras-chave: Museus
Política Nacional de Educação Museal
Educação
Bakhtin
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6567
Data do documento: 31-Mar-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf45,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.